fb

Inovação

3 min de leitura

Sobre a criação de um novo mercado

Saiba mais sobre a Vivenda, que, ao enxergar um mercado até então inexistente, inovou e ajudou milhares de pessoas a prosperarem

Colunista Christimara Garcia e Efosa Ojomo

Christimara Garcia e Efosa Ojomo

23 de Fevereiro

Compartilhar:
Artigo Sobre a criação de um novo mercado

No Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas vivem moradias inadequadas e em situação de extrema pobreza, cuja média de renda mensal é de R$ 260 por mês. Pode parecer que há pouca ou nenhuma oportunidade para que uma empresa do setor da construção civil enxergue um potencial mercado. Afinal, como pessoas que ganham essa renda poderiam se dar ao luxo de viver em uma moradia melhor? Esse era um problema que Fernando Assad e seus sócios procuraram resolver – por meio da Vivenda.

Assad iniciou sua carreira trabalhando como consultor em programas de financiamento público. Seu objetivo era levar infraestrutura de urbanização às favelas paulistas. Através de seu trabalho, ele aprendeu que muitos programas de habitação do governo estavam focados no desenvolvimento de obras de infraestrutura, como água encanada, saneamento, pavimentação de ruas, e assim por diante.

Curiosamente, esses programas não se concentravam em melhorar as condições dos espaços de convivência reais das casas. Em muitas situações, existia um sistema público de saneamento, mas as famílias não tinham um único banheiro em casa.

Considerando as difíceis condições de vida em que milhões de brasileiros se encontravam, a Vivenda viu uma oportunidade de criar um novo mercado. Se pudesse desenvolver uma solução habitacional que atendesse às necessidades dos brasileiros de menor renda, poderia explorar uma enorme população de novos clientes. Essa é o que chamamos de inovação de criação de mercado.

As inovações criadoras de mercado transformam produtos complexos e caros em produtos simples e acessíveis, permitindo que mais pessoas que se beneficiariam tenham acesso a estes. Mas essas inovações são muito mais do que produtos ou serviços, são sistemas que desencadeiam um efeito dominó do desenvolvimento econômico sustentável, tirando milhares, se não milhões, da pobreza no seu curso de implementação.

Habitação acessível para as massas

Em 2014, nasceu a Vivenda para disponibilizar moradias melhores a brasileiros que antes não dispunham de alternativa. A Vivenda permite que os clientes remodelem suas casas a preços acessíveis, fornecendo o crédito necessário para financiar seus serviços.

Como a Vivenda fez isso

Para alcançar seus novos clientes, os fundadores da Vivenda (re)imaginaram fundamentalmente a construção de moradias convencionais, tendo em mente o cuidado de inovar com seus clientes.

Para garantir que a organização fosse lucrativa, os fundadores da Vivenda reduziram os custos criando uma nova cadeia de valores (rede de fornecedores, canais de mercado e provedores auxiliares que suportam um modelo de negócio compartilhado). Para isso, eles integraram toda a sua cadeia de valor, conectando arquitetos, construtores, varejos de construção e microfinanciamento em uma plataforma digital. O resultado foi o alcance de margens entre 25% e 28%.

Em segundo lugar, Vivenda incorporou uma estratégia emergente. Desde a fundação da organização, entendeu-se que a estratégia da empresa deveria ser flexível porque a Vivenda estava indo atrás de um mercado que ainda não estava definido e seria necessário aprender muito com seus consumidores em breve.

Dessa maneira, a Vivenda primeiro ofereceu, por exemplo, crédito direto aos seus consumidores, mas logo percebeu que não poderia cobrir o custo do crédito por si só. Para resolver esse problema, a Vivenda fez parceria com diversos fundos de investimento de impacto para fornecer o capital necessário para financiar as reformas de forma sustentável.

Em terceiro lugar, Assad e seus cofundadores ganharam apoio de outros parceiros críticos envolvidos no processo de reforma de casas, como a indústria da construção civil, bancos, associações profissionais, entre outros.

Como a Vivenda apresentou uma importante oportunidade de mercado para outros players, como fundos de impacto e grandes corporações, a empresa conseguiu financiamento para desenvolver sua plataforma digital e aprimorar ainda mais seus negócios.

Impacto e prosperidade

Desde a fundação da Vivenda, em 2014, a organização inovadora atendeu mais de 6 mil clientes e criou muitos empregos diretos e indiretos. Realizando mais de 2 mil reformas em várias regiões de São Paulo, possibilitando que milhares de pessoas tenham uma vida melhor com dignidade.

Esse é o poder que as inovações criadoras de mercado têm e esperamos em breve trazer mais histórias e estratégias sobre esse tipo de inovação que pode ser a peça que faltava no caminho de um Brasil próspero e com justiça social.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Christimara Garcia e Efosa Ojomo

Christimara Garcia e Efosa Ojomo

Efosa Ojomo é um pesquisador sênior no Clayton Christensen Institute, onde lidera a pesquisa do núcleo de Prosperidade Global. Já Christimara Garcia é a fundadora da Catalyze Innovations Initiative, um Action Tank com a missão de promover inovações criadoras de novos mercados no Brasil. Efosa e Christimara desenvolvem uma parceria entre o Clayton Christensen Institute e a Catalyze Innovations Initiative com o intuito de ilustrar o poder que as inovações criadoras de mercado têm sobre organizações e sociedade na promoção de desenvolvimento socioeconômico e da prosperidade.

Artigos relacionados

Imagem de capa A transformação digital de companhias fabris deve ser feita em etapasAssinante

Inovação

29 Fevereiro | 2024

A transformação digital de companhias fabris deve ser feita em etapas

Levar empresas industriais à era digital pode ser uma tarefa árdua – dificultada, muitas vezes, pelo uso de indicadores errados para avaliar o processo. Pesquisa revela que obtêm sucesso as organizações que fazem a transformação digital em três etapas, cada uma com métricas próprias. Conheça o método e veja como aplicá-lo

Nitin Joglecar, Geoffrey Parker e Jagjit Singh Srai
Imagem de capa Digital aproxima serviços de saúde do formato varejistaAssinante

Inovação

31 Janeiro | 2024

Digital aproxima serviços de saúde do formato varejista

Com os avanços da tecnologia e a chegada de pesos-pesados do varejo ao ramo, que as clínicas de varejo vêm despontando para ajudar a deixar o setor de saúde mais dinâmico, integrado, digital e responsivo. Conheça as principais iniciativas, lá fora e no Brasil

Norberto Tomasini
Imagem de capa A IA também polui – e a hora de lidar com isso é agoraAssinante

ESG

31 Janeiro | 2024

A IA também polui – e a hora de lidar com isso é agora

Se nada for feito, a inteligência artificial pode se tornar uma das maiores emissoras de carbono da economia global. Mas com boas práticas, estratégias eficientes, conscientização e, claro, maior uso de fontes renováveis de energia, esse quadro pode ser revertido. Veja como agir

Niklas Sundberg
Imagem de capa Comunidades de inovação em saúde: potencializando o efeito de rede

Inovação científica

17 Janeiro | 2024

Comunidades de inovação em saúde: potencializando o efeito de rede

Ecossistemas de inovação dependem de trocas de experiências, colaboração, conectividade e diversidade de talentos para prosperar | por Gustavo Meirelles e Lucas Zarconi

Gustavo Meirelles e Lucas Zarconi

4 min de leitura

Imagem de capa Espiral 5E: inteligência natural para a resolução de problemas complexos

Inovação

23 Novembro | 2023

Espiral 5E: inteligência natural para a resolução de problemas complexos

O processo de transformação contínua da natureza de explorar, visualizar, capacitar, executar e avaliar, tende a ser interrompido no mundo acelerado da atualidade. Mas é fundamental olhar para os outros E’s na espiral, especificamente explorar e visualizar

Katsuren Machado

4 min de leitura