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Dados e analytics

4 min de leitura

A importância do analytics na crise da Covid-19

As soluções de analytics têm extremo valor no momento que estamos vivendo.

Bruno Maia

09 de Junho

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Artigo A importância do analytics na crise da Covid-19

Do ponto de vista assistencial e humanitário – no combate direto à proliferação do vírus e no planejamento operacional de governos e instituições de saúde –, e também como arma das empresas para passar pela crise econômica que se projeta como resultado da pandemia de Covid-19, o uso de ferramentas de análise de dados é fundamental para antecipar e projetar cenários que possam embasar as melhores decisões para contornar os impactos econômicos e sociais.

Para dar suporte à resolução e antecipação de problemas, o uso de tecnologia de analytics, big data e inteligência artificial (IA) se faz crucial. Com essa visão, coletar e avaliar todas as informações relacionadas aos impactos do novo coronavírus e, a partir disso, criar modelos preditivos com o objetivo de fornecer a entidades públicas e privadas cenários sobre as consequências da Covid-19 na vida das pessoas e nas empresas, é fundamental. Mais que isso: é questão de sobrevivência.

Assim, listo abaixo quatro setores em que o uso de ferramentas de analytics se faz necessário no combate aos impactos causados pela crise do novo coronavírus.

Assistencial e humanitário 

A análise de dados tem um enorme potencial como arma contra a pandemia. No combate direto à proliferação do vírus, pode ser usada tanto para identificar aglomerações e movimentação de pessoas – os chamados vetores de movimento – como para auxiliar na gestão e otimização de recursos médicos e hospitalares. Pode, também, auxiliar epidemiologistas e pesquisadores na identificação de padrões e previsões sobre o futuro da pandemia, bem como na elaboração de vacinas e medicamentos. Nos Estados Unidos, por exemplo, instituições têm usado dados para prever o número de pacientes que precisarão de equipamentos especiais e realizar um melhor planejamento para gerenciamento e otimização de recursos. O modelo está sendo aprimorado diariamente com base nos feedbacks dos usuários. Na Europa, por sua vez, operadoras de telecomunicações estão usando dados gerados a partir de celulares para identificar como a movimentação de pessoas está relacionada à proliferação do vírus e, assim, determinar se essas informações podem ajudar a prever o risco de infecção em cada município. 

Planejamento fiscal e orçamentário 

Enquanto governos, cientistas e médicos trabalham na linha de frente no combate à pandemia, empresas lutam para permanecer saudáveis ao longo do período de crise econômica que chega em consequência da doença. Em tal cenário, sistemas analíticos têm papel fundamental para ajustar rumos, de modo que esse período de turbulência passe causando menos danos. Entre as soluções baseadas em dados que podem ajudar estão os testes de estresse – análises de múltiplos cenários e outras centenas de variáveis que mostram como cada um deles pode impactar os negócios. Além disso, soluções que automatizam e agilizam análises para concessão de crédito e realização de cobranças tornam-se extremamente relevantes. 

Distribuição e logística

Enquanto parte das indústrias reduziram ou suspenderam sua produção como parte das ações para conter a pandemia do novo coronavírus, muitas outras seguem produzindo para garantir o abastecimento de setores essenciais – alimentos, remédios ou outros insumos médicos. No entanto, mesmo nessas áreas, o padrão de consumo está longe do business as usual. Também é necessário se preparar para trabalhar com mão de obra reduzida, seja por ordens governamentais de lockdown, seja por aumento do número de pessoas doentes. Nesse cenário, os sistemas de analytics são uma ferramenta essencial para auxiliar no planejamento da produção, na otimização da logística, nas previsões de demanda e no controle do estoque, entre tantas outras decisões operacionais que terão impacto direto nos resultados do negócio. 

Marketing propositivo

Nas últimas semanas, qualquer varejista sabe que a oferta de álcool gel irá atrair a atenção de seus clientes. Porém, o quanto uma oferta realmente customizada para as necessidades de um cliente poderia, além de aumentar a chance de conversão, aumentar também a lealdade dele à marca? Em um momento de crise, no qual empresas e pessoas estão se esforçando para garantir recursos para as atividades mais básicas, ações de marketing devem ser precisas e sensíveis para trazer resultados positivos. Mais que isso, as empresas precisam estar atentas para o risco de churn e agir antes de perder seus clientes mais valiosos. Nesse ambiente, as ferramentas de analytics podem ajudar, e muito, a identificar padrões de consumo, fazer análises de sentimento, prever qual a melhor ação e a melhor oferta para cada consumidor – com menos atrito e mais acertos.

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Autoria

Bruno Maia

Diretor de inovação do SAS para a América Latina

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