fb

Tecnologia e inovação

8 min de leitura

O que o mundo MUVUCA vai pedir de nós

Nesta coluna, escrita em conjunto com Antonio Grandini, Luís Rasquilha enxerga a aceleração deste “novo normal” com a covid-19, definindo as dez maneiras como isso acontece

Colunista Luís Rasquilha

Luís Rasquilha

24 de Abril

Compartilhar:
Artigo O que o mundo MUVUCA vai pedir de nós

De repente, tudo mudou! Não esperávamos que seríamos atingidos por algo que estava acontecendo tão longe, tão rápido! e aí, tudo aquilo que era normal... é normal trabalharmos, é normal fazermos reunião, e irmos para escola estudar, ir ao shopping e ao cinema, ao mercado e sairmos para comer fora, é normal...é normal, até o momento em que não é mais, e criaram as tais das barreiras não farmacológicas, que restringem basicamente o convívio social, que é exatamente o que nos diferencia como seres humanos, a relação humana, deixou de ser normal e passou a ser um problema!

Parece enredo de filme isso, hein!?

E então, tudo aquilo que tratávamos como conveniência, supérfluo, aquelas coisas de nerds e caras que gostam de tecnologia, dos millennials, tipo, usar tecnologia para tudo, isso sim, passou a ser do interesse de todos, aqueles que negavam e recusavam a tecnologia como se fosse algo de outro mundo, diferente do seu, sempre achando isso tudo muito confuso, e confundindo transformação digital com redes sociais e a fazer internet banking, isso sim, isso sim, passou a ser o novo normal.

Como vivemos neste mundo?

Agora, dentro deste novo normal, onde estamos "convidados" a ficar dentro de casa, tudo começou a ficar mais acessível, à distancia que estamos do celular, tudo converge para ele, e de lá́, pronto...podemos acessar o mundo, para fazermos compras, de comida, a remédio, irmos a shows e cinemas, através dos canais de streaming ou usando realidade virtual, falando com nossas assistentes virtuais, usando IA: “Alexia, como está a bolsa?...Bolsa não, Alexa, toca música clássica (para acalmar!), agenda um evento com o Fulano, liga para Cicrano”, nos mantemos conectados aos sites de noticias do mundo através da internet, vamos ao banco pelos aplicativos, movimentamos tudo, usando os aplicativos de entrega, hoje eu vi no youtube, um drone, levando o cachorrinho passear na rua, e o dono, controlando da varanda de casa...?!?!

As pessoas continuam a conviver através das mídias sociais, redes colaborativas unem funcionários de empresas que deixaram de se reunir em um único endereço e passaram a trabalhar virtualmente em vários locais, enfim...

Com mais de 30 anos de vida profissional, nunca vivemos uma experiência transformadora como esta que estamos experimentando agora, para vivermos o nosso novo normal.

Nunca tivemos a oportunidade de enxergar de forma tão clara o significado do termo MUVUCA (meaningful, universal, volatile, uncertain, complex, ambiguous) aplicado na prática como junto ao fenômeno de propagação da covid-19.

Jamais em tempos de paz tivemos tão claro, um propósito único para a humanidade, que é o combate ao vírus, a universalização e globalização de um problema como este nunca foi sentido de forma tão enfática como agora, com todos os esforços no sentido de evitarmos a propagação da doença, o Mundo escancarou volatilidade e incertezas, econômicas com o mercados financeiros derretendo, cadeias de suprimento paralisadas, e sendo pulverizado por teorias de conspiração, e a complexidade e ambiguidade da natureza humana nunca ficou tão evidente, em discussões sobre a seriedade ou não do problema, se sub ou superestimo o problema, não é torcida de futebol, é serio!

Na dúvida, superestime! Para cuidar de si e dos seus!

Sempre, em palestras, debates, apresentações, temos a oportunidade de dizer que todas as revoluções industriais pelas quais a humanidade passou, foram, respostas da própria sociedade para atender as demandas especificas que nós, seres humanos, estávamos criando, dentro dos diversos contextos pelos quais passamos.

Na era agrícola, onde a terra era o principal elemento de anseio, éramos divididos entre aristocratas e plebeus, tivemos a primeira revolução industrial com a aplicação do vapor na substituição dos animais, na era industrial que tínhamos a divisão entre o proletariado e o mundo capitalista, com a definição das classes sociais, tivemos a segunda e terceira revolução industrial, indo do uso da energia elétrica e das linhas de montagens, totalmente manuais no inicio, à sua completa automação, que evoluiu nos anos 1980 e 1990.

E agora, na era da informação e do conhecimento, onde o humano e o digital disputam sua posição, e a customização em massa passou a ser o nome do jogo, a I40 trouxe a realidade da quarta revolução industrial para dar as respostas que precisamos no contexto em que o consumo é determinado pela relação que temos com a transformação digital, definindo assim, o mundo MUVUCA que vivemos.

Com a pandemia que vivenciamos, temos a certeza de que certos elementos que viabilizam a implantação da indústria 4.0, ou I40, passam a ter papel importantíssimo como alavancadores para reduzir o tempo de acharmos soluções e para nos ajudar a mitigar os efeitos nefastos que esta situação está trazendo para a humanidade, conforme demonstrado no infográfico abaixo, e que passamos a explorar a seguir:

Description: page4image31655552

  • Big data e data analytics têm um papel fundamental para analisar e antecipar doenças emergentes e ajudar na sua contenção e amplitude do contágio.
  • A consolidação do e-commerce e das fintechs é importante para fazer com que a economia continue se movimentando, a circulação de mercadorias e para que o mercado financeiro continue funcionando, mesmo com as condições de restrição que estão sendo impostas.
  • A privacidade e a segurança de dados são potencializadas nessa nova situação, em que a confiabilidade da informação e o seu manuseio passam a ser fundamentais para se ter uma visão realista da situação que estamos enfrentando.
  • Grandes aglomerações e eventos serão substituídos por versões sociais-digitais em vez dos formatos tradicionais que estamos acostumados.
  •  A inteligência artificial (IA) será cada vez mais ativa, alimentando as análises de dados e informações para que possamos ser mais ágeis, preventivos e preditivos nos tratamentos.
  • Redes colaborativas e P2P (peer-to-peer), cada vez mais apoiadas por plataformas de cocriação, flexibilizam e criam escala às demandas do trabalho a distância.
  • Distanciamento e preservação social são crescentemente viabilizadas por sistemas autônomos de atendimento e com a automação de atividades repetitivas e que não agreguem valor.
  • User-interface (UI) e realidade aumentada (RA) ajudam a potencializar o processo de inclusão, colaboração e aprendizados das organizações e estruturas de trabalho.
  • Há cobertura por meio do uso de drones de regiões potencialmente de risco mas que precisam de intervenção efetiva, rápida e direta, reduzindo o risco em áreas onde o contato humano deva ser evitado.
  • A mobilidade e o cloud-computing disponibilizam e democratizam a implementação rápida e efetiva das soluções tecnológicas alcançadas.

A I40 fará com que as empresas se tornem mais inteligentes e que, com a análise de seus dados, possam cada vez mais se antecipar aos problemas e prever em tempo justo, quais ações preditivas ela precisa tomar, em seu processo decisório como um todo, e potencializar sua capacidade de entregar resultado.

A tecnologia ajuda a gerar os dados e a transformá-los em informação, e as informações, transformam-se em conhecimento, que ajudam a otimizar os negócios, mas neste caso, a tecnologia de fato, ajuda a salvar vidas e atua como um recurso chave que viabiliza o atendimento de metas, até pouco tempo atrás, inimagináveis.

Do outro lado, sabemos que toda inovação só́ faz sentido se ela puder ser útil e fazer algo que ajude as pessoas, criadas por pessoas, para as pessoas, mas muitas lições ficam deste processo, reafirmarmos os aprendizados, e perguntar se construir um hospital em dez dias é inovação, ou se é o novo normal, não será́ tão estranho talvez, como possa soar agora. 

Junto com as inovações, vem as ondas tecnológicas e com elas os ciclos econômicos, que cada vez mais serão curtos, rápidos e disruptivos, como a tecnologia, nos dando a certeza de que não estamos vivenciando a crise, e sim, a crise da vez, só́ esperando a próxima, mas de que este cenário faz parte de um contexto que passa a ser parte do “novo" normal, e isto consequentemente nos provoca a sair da zona de conforto, alterando a forma como nos relacionamos e nos comportamos, em função da necessidade de adaptação, já́ que como dizia Darwin “...não são os mais fortes que sobrevivem e sim os que mais rapidamente se adaptam..." 

A I40 traz um comportamento desejado, esperado, e este é determinado pela necessidade de que centremos nossos esforços e soluções na flexibilidade, agilidade, colaboração, cooperação e co-criação com as plataformas de inovação aberta casa vez mais presentes em nosso ecossistema...quando passamos por estes aspectos a impressão que nos dá é de que devemos então ser algo muito parecido com o que as startups são, e aí destacamos um engano que cometemos frequentemente: não temos que nos transformar em startups, porque isso não é possível; devemos, isto sim, aprender a trabalhar como e com elas. 

Só dessa maneira podemos criar soluções disruptivas e entender que construir um hospital em dez dias não deveria ser visto como exceção, mas sim como o novo normal, o errado é demorar anos, e para isso um ambiente regulado no sentido de que viabilizemos as condições de aprendermos, testarmos, experimentamos, é essencial, pois quando enfrentarmos o que estamos enfrentando agora por exemplo, já́ estaremos tomados por uma forma de pensar mais condizente com a realidade dos dias em que vivemos. 

Concluindo, de uma coisa temos certeza: não sairemos desta situação em que nos encontramos como nela entramos. E, como somos otimistas de plantão, temos certeza de que sairemos bem melhores e mais evoluídos, principalmente como seres humanos. 

Vamos entender que o cisne negro, ou da cor que for, vem para propor mudanças e disrupção. E é exatamente este o mundo que vivemos agora; além de recuperarmos, vivermos e consolidarmos muitos valores humanos, que fomos deixando para trás ao longo dos anos, temos de questionar se a nossa relação com o trabalho, com o capital e com nossa família é a melhor que podemos ter. Temos também de entender que a tecnologia faz parte de nossas conquistas, nos ajuda e é uma resposta às nossas próprias necessidades, essencial para passarmos por este 2020 que já́ ocupa um lugar especial na história da humanidade. 

A I40 é nossa aliada; ela nos dará́ a condição necessária para que possamos fazer aquilo que naturalmente fomos criados para fazer: sermos humanos! Basta que acreditemos e trabalhemos muito neste sentido. 

* Este texto foi escrito em parceria com Antonio Grandini, VP da Unidade de 4.0 da Inova Consulting.

Compartilhar:

Colunista

Colunista Luís Rasquilha

Luís Rasquilha

CEO da Inova TrendsInnovation Ecosystem e professor da Fundação Dom Cabral (FDC), Hospital Albert Einstein e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP).

Artigos relacionados

Imagem de capa Aceite as limitações dos LLMsAssinante

Tecnologia e inovação

19 Dezembro | 2023

Aceite as limitações dos LLMs

Superestimar a capacidade dos grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, pode levar a resultados pouco confiáveis. Para lidar melhor com eles, é importante entender primeiro como funcionam

Mikhail Burtsev, Martin Reeves e Adam Job
Imagem de capa Open source contra os hackers da IA generativaAssinante

Tecnologia e inovação

19 Dezembro | 2023

Open source contra os hackers da IA generativa

A contratação de serviços de inteligência artificial pode expor seus dados e deixar sua empresa nas mãos das big techs. Mas existem alternativas. Estamos vivendo o início de uma fase semelhante à que deu origem ao Linux nos anos 1990, quando desenvolvedores do mundo todo se dedicaram a enfrentar os desafios da nova tecnologia com soluções de código aberto, disponíveis para todos – e veja cinco modos de administrar os respectivos

Aron Culotta e Nicholas Mattei
Imagem de capa Como aplicar IA generativa na inovação corporativaAssinante

Tecnologia e inovação

17 Dezembro | 2023

Como aplicar IA generativa na inovação corporativa

A nova tecnologia pode trazer eficiência e criatividade para a inovação em grandes empresas. Uma pesquisa recente mostra a realidade brasileira, os estágios de adoção em diversos setores, as oportunidades no horizonte e as barreiras de adoção

Maximiliano Carlomagno e Felipe Scherer
Imagem de capa Gestão pública 4.0: tecnologia para atender as demandas dos cidadãos

Tecnologia e inovação

15 Novembro | 2023

Gestão pública 4.0: tecnologia para atender as demandas dos cidadãos

A transformação digital pode ajudar na revolução da gestão municipal, melhorando a eficiência das instituições e fortalecendo a participação cidadã e a prestação de serviços mais ágeis, a partir dos aplicativos governamentais multiplataformas

Ana Debiazi e Aryana Valcanaia

2 min de leitura