fbCinco mulheres empreendedoras que fazem a diferença na tecnologia MIT Sloan Review Brasil

Tecnologia e inovação

3 min de leitura

Cinco mulheres empreendedoras que fazem a diferença na tecnologia

Em comemoração ao Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, a MIT Sloan Review Brasil publica neste mês uma série de artigos para celebrar a data; na estreia, conheça a biografia de cinco mulheres ligadas ao empreendedorismo tecnológico

Talita Morais e Luna Oliva

19 de Novembro

Compartilhar:
Artigo Cinco mulheres empreendedoras que fazem a diferença na tecnologia

Nesta sexta-feira, 19 de novembro, comemora-se o Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino. Para celebrar a data, ao longo deste mês a MIT Sloan Review Brasil irá publicar uma série de artigos no site e conteúdos especiais nas redes sociais. Além disso, outros artigos serão publicados no site até dezembro em comemoração ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher, que será celebrado no próximo dia 25.

De início, apontamos que há muitos desafios a serem superados no empreendedorismo feminino nos diversos setores e ecossistemas de negócios. No entanto, muitas mulheres, especialmente da área da tecnologia — até então dominada pelo público masculino —, se destacam pelo trabalho que vêm realizando em suas empresas.

Desse modo, dar visibilidade ao empreeendedorismo feminino, conheça as biografias, iniciativas e frutos de cinco mulheres que empreenderem no setor de tecnológico:

Luana Ribeiro, CEO e uma das fundadoras da DevApi

Luana Ribeiro

Formada em sistema da informação pela Universidade Paranaense (Unipar) e com master of business administration de projetos pela faculdade Cidade Verde, a paranaense Luana Ribeiro, de 27 anos, há sete anos no mercado de tecnologia, é exemplo de profissional disposta a incentivar o movimento feminino no setor. A startup fundada pela empreendedora atraiu o interesse da TIVIT, uma das maiores multinacionais brasileiras de tecnologia, que fez a aquisição da empresa, mantendo Luana como CEO. Apesar da marca se juntar à companhia, ela continua com uma atuação independente.

Fernanda Ribeiro, COO da Conta Black e presidente da AfroBusiness

Fernanda Ribeiro

Cofundadora da Conta Black, primeira conta digital criada por negros no Brasil, que é focada em promover o acesso a serviços bancários da população desbancarizada, Fernanda também é fundadora da Associação Afrobusiness Brasil. Formada em turismo e pós-graduada na área de comunicação corporativa, a empreendedora atuou em empresas multinacionais do segmento aéreo nas áreas de qualidade, e-commerce, experiência do cliente, treinamento e comunicação interna. Dedica-se ao desenvolvimento de programas para fomento da diversidade, inclusão econômica e social relacionados às temáticas de gênero e raça no empreendedorismo.

Maria Augusta Orofino, palestrante, pesquisadora, educadora corporativa e escritora

Maria Augusta

Maria Augusta Orofino, que acaba de lançar o livro Liderança para Inovação, é um exemplo de mudança do analógico para a gestão que envolve o digital. Antes, empreendia no ramo de eventos e fechou a própria empresa para ingressar em um mestrado em engenharia e gestão do conhecimento, tornando-se uma das pioneiras no ecossistema de inovação, principalmente em Santa Catarina. Na região catarinense coordenou a implantação de 13 polos de inovação. TEDx talker, palestrante, pesquisadora, professora e educadora corporativa nas áreas de inovação, liderança e metodologias ágeis, Maria Augusta Orofino também é conteudista e apresentadora de programas de capacitação na UOL Edtech, Grupo Anima e HSM University, contabilizando quase 8 mil pessoas atendidas entre palestras e workshops.

Gabriela Chaves, economista e fundadora da NoFront - Empoderamento Financeiro

Gabriela Chaves

Fundadora da NoFront - Empoderamento Financeiro, plataforma de educação financeira que tem como objetivo democratizar o acesso à economia para pessoas pretas e periféricas, Gabriela trabalhou por cinco anos no mercado financeiro em empresas como a Cetip e a B3, e percebeu o grande abismo que existe no acesso à educação financeira, principalmente, para grupos socialmente minorizados. Para mostrar que investimentos podem e devem ser feitos por todos, desde a dona de casa ao trabalhador assalariado, em 2018 a economista fundou a NoFront, que já formou mais de 5 mil pessoas do Brasil e do exterior em educação financeira.

Carla Colonna – COO e fundadora da 100 Open Startups

Carla Colonna

Profissional da área de relações públicas, especializou-se em organizar e desenvolver eventos de inovação com uso de tecnologia. Com 10 anos de experiência, Carla Colonna foi responsável pela criação, execução e transformação de programas de fomento à inovação e empreendedorismo, como Brazil-Sweden Innovation Week, lançamento do Wayra no Brasil, Desafio Brasil da FGV-Intel, Corrida da Inovação do Senai, Innovativa Brasil do MDIC e, atualmente, a Open Innovation Week. Sob sua gestão, esses programas acumulam um impacto em mais de 5 mil corporações e 30 mil startups.

Compartilhar:

Autoria

Talita Morais e Luna Oliva

Talita Morais é jornalista e executiva de atendimento sênior na Agência Oliver Press.

Luna Oliva é jornalista, assessora de imprensa e social media na Agência Oliver Press.

Artigos relacionados

Imagem de capa Conectando-se com clientes na era da aceleração

Tecnologia e inovação

24 Maio | 2022

Conectando-se com clientes na era da aceleração

Pesquisas mostram que as marcas mais admiradas encontram maneiras inovadoras de oferecer possibilidades, atrair e enriquecer a relação com os clientes

Andreas B. Eisingerich, Deborah J. MacInnis e Martin Fleischmann

11 min de leitura

Imagem de capa Customização em massa vira a chave para a indústria

Tecnologia e inovação

26 Abril | 2022

Customização em massa vira a chave para a indústria

Sua empresa também pode aproveitar essa tendência para promover a fidelização do cliente; o diretor de desenvolvimento de negócios Pollux, Ricardo Gonçalves, dá as principais diretrizes em entrevista exclusiva

Rodrigo Oliveira

7 min de leitura

Imagem de capa A implementação de open finance avança no Brasil

Tecnologia e inovação

12 Abril | 2022

A implementação de open finance avança no Brasil

Banco Central divulga importantes medidas no processo de implementação e regulamentação do modelo brasileiro pretendido para o Sistema Financeiro Aberto

Raphael Palmieri Salomão

6 min de leitura