fb

Futuro

4 min de leitura

Como os ‘consumidores reimaginados’ influenciam as empresas

Pesquisa da Accenture destaca novos hábitos de consumo e prescreve o aprimoramento da experiência como diferencial competitivo

Rodrigo Oliveira

14 de Setembro

Compartilhar:
Artigo Como os ‘consumidores reimaginados’ influenciam as empresas

A pandemia gerou um novo tipo de consumidor — mais disposto a interagir com quem respeita seus valores; menos tolerante com aqueles que não o fazem. É o que mostra o estudo Life Reimagined: motivações para consumidores modernos, realizado pela Accenture Strategy e Accenture Interactive. A pesquisa, que ouviu mais de 25 mil pessoas em 22 países, mostra que a maioria dos entrevistados que repensaram suas prioridades espera mais protagonismo das empresas na construção de um mundo melhor.

Para chegar à conclusão, a consultoria americana também conversou com 435 consumidores por meio de grupos focais no Brasil, China, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Ao longo do levantamento, foram examinados mais de 80 fatores únicos, em 14 verticais, incluindo fornecedores de bens e serviços de consumo. Dentre os principais resultados, destaca-se a importância de colocar o cliente no centro do negócio para continuar crescendo.

“O foco principal é reduzir as dores e fricções vividas pelo consumidor”, aponta Carlos Fan, diretor executivo da Accenture. O objetivo do estudo é ajudar as empresas a ajustarem suas estratégias, superando as expectativas de clientes cada vez mais complexos. “Voltar a atenção para aquilo que move a gente é o que determina a assertividade da estratégia”, garante.

Novas expectativas, novos desafios

O estudo da Accenture mostra que a pandemia transformou profundamente as expectativas dos consumidores. Assim como os motivos pelos quais eles decidem suas compras. O Brasil é o líder desse movimento: 71% dos entrevistados se encaixam no grupo reimaginado de consumo, em contraste com 21% em evolução e apenas 8% que consomem à moda antiga.

Ainda que o preço (21%) e a qualidade (19%) ganhem em relevância no que diz respeito à tomada de decisão do consumidor global, os resultados da pesquisa adicionam novos ingredientes à receita: saúde e segurança (14%); serviços e cuidados pessoais (12%); facilidade e conveniência (11%); origem do produto (10%); confiança e reputação (12%).

Tendo em vista esse cenário emergente, Carlos Fan aponta uma saída que julga atrativa para os profissionais C-Level: planejar e alavancar o business of experience (BX). Em outras palavras: tornar a inovação da experiência um hábito cotidiano nas empresas, em todos os níveis da organização, e buscar inspiração em diferentes categorias de produtos e serviços. “As pessoas esperam, acima de tudo, uma experiência de qualidade”, diz Fan. “O segmento não importa mais.”

Diferenciação para ganhar agilidade competitiva

É notável o esforço que muitas empresas empregam na tentativa de acompanhar o ritmo acelerado da passagem para o consumo reimaginado. Não é uma adaptação fácil. E o erro, ou a má experiência do cliente, pode gerar perda crescente de relevância.

A boa notícia é que existem recursos para contornar esse tipo de obstáculo. “Uma prática interessante é formar times multidisciplinares para cada tipo de cliente”, sugere Fan. Outra solução inclui definir tanto os indicadores de sucesso da operação quanto as recompensas dos colaboradores a partir da resolução das dores do consumidor.

Impacto na liderança e cultura organizacional

Para tanto, a organização do trabalho e o employer branding também precisam de adaptações. Colaboradores também são consumidores. E, em última instância, embaixadores da marca. Nesse sentido, confiança e conveniência devem ser temas trabalhados de dentro para fora. “Para recrutar e engajar talentos, a organização precisa desenvolver um propósito consistente”, orienta o executivo da Accenture.

Além disso, conceder flexibilidade e garantir autonomia são medidas importantes. Inclusive, oferecendo a possibilidade de workcation – tendência para que funcionários viajem para locais que unam infraestrutura para o trabalho com opções de lazer –, caso seja viável para a realidade do negócio. O importante, na verdade, é equilibrar essa equação. Afinal, senso de pertencimento e cultura organizacional são fatores mais facilmente consolidados de maneira presencial, segundo Carlos Fan. “O desafio é saber tirar proveito da interação mais próxima quando houver oportunidade.”

Mudanças decisivas daqui para frente

Nos próximos anos, devido à experiência com a Covid-19, haverá transformações na produção, demanda e criação do supply chain. Espera-se também alvoroços e volatilidades no mercado – o que vai afetar as empresas financeiramente, assim como nos mercados financeiros. Por isso, o stewardship se faz tão necessário. Em linhas gerais, o termo em inglês é utilizado para designar um comportamento ético e responsável na gestão de recursos.

Para Fan, o stewardship é tão indispensável quanto a governança corporativa. É uma maneira de entender como criar legado e construir uma empresa mais forte para as gerações futuras. O executivo conclui destacando a importância de colocar o discurso em prática. “As pessoas estão mais atentas. É preciso materializar esse valor. Os colaboradores, inclusive, ficam mais engajados quando uma organização tem a preocupação de melhorar o entorno.”

O Fórum: Pensamento Digital é uma coprodução de MIT Sloan Review Brasil e Accenture.

Compartilhar:

Autoria

Rodrigo Oliveira

É colaborador de MIT Sloan Review Brasil.

Artigos relacionados

Imagem de capa A transformação digital de companhias fabris deve ser feita em etapasAssinante

Inovação

29 Fevereiro | 2024

A transformação digital de companhias fabris deve ser feita em etapas

Levar empresas industriais à era digital pode ser uma tarefa árdua – dificultada, muitas vezes, pelo uso de indicadores errados para avaliar o processo. Pesquisa revela que obtêm sucesso as organizações que fazem a transformação digital em três etapas, cada uma com métricas próprias. Conheça o método e veja como aplicá-lo

Nitin Joglecar, Geoffrey Parker e Jagjit Singh Srai
Imagem de capa Da visão à realidade: como os OKRs estão transformando os objetivos de equipe em 2024

Estratégia

20 Fevereiro | 2024

Da visão à realidade: como os OKRs estão transformando os objetivos de equipe em 2024

Ao adotar objetivos e resultados-chave, organizações conseguem alinhar de forma precisa metas de equipe - e pessoais - com metas mais abrangentes

Benjamin Laker

5 min de leitura

Imagem de capa Digital aproxima serviços de saúde do formato varejistaAssinante

Inovação

31 Janeiro | 2024

Digital aproxima serviços de saúde do formato varejista

Com os avanços da tecnologia e a chegada de pesos-pesados do varejo ao ramo, que as clínicas de varejo vêm despontando para ajudar a deixar o setor de saúde mais dinâmico, integrado, digital e responsivo. Conheça as principais iniciativas, lá fora e no Brasil

Norberto Tomasini
Imagem de capa A IA também polui – e a hora de lidar com isso é agoraAssinante

ESG

31 Janeiro | 2024

A IA também polui – e a hora de lidar com isso é agora

Se nada for feito, a inteligência artificial pode se tornar uma das maiores emissoras de carbono da economia global. Mas com boas práticas, estratégias eficientes, conscientização e, claro, maior uso de fontes renováveis de energia, esse quadro pode ser revertido. Veja como agir

Niklas Sundberg
Imagem de capa Comunidades de inovação em saúde: potencializando o efeito de rede

Inovação científica

17 Janeiro | 2024

Comunidades de inovação em saúde: potencializando o efeito de rede

Ecossistemas de inovação dependem de trocas de experiências, colaboração, conectividade e diversidade de talentos para prosperar | por Gustavo Meirelles e Lucas Zarconi

Gustavo Meirelles e Lucas Zarconi

4 min de leitura