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Dados e analytics

5 min de leitura

Dê clareza para seus dados de forma visual

Todo insight gerado por dados conta uma história, e é preciso saber transmiti-los com clareza, facilitando a cognição

Nancy Duarte

16 de Novembro

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Artigo Dê clareza para seus dados de forma visual

Se os dados são, hoje, o maior ativo que qualquer empresa possui, não é errado dizer que toda informação coletada pode significar o sucesso ou fracasso de um produto, a implementação ou desistência de uma estratégia. Assim, cada dado importa, e saber comunicar sua força e seu valor para os stakeholders internos e externos ganha cada vez mais atenção dos líderes de equipes.

Ciente dessa necessidade crescente, como CEO da Duarte Inc., empresa de comunicações no Vale do Silício e Nova York, compartilho como tem sido nossa experiência para que dados das organizações apareçam, sejam compreendidos instantemente e contem histórias diariamente. Confira!

Números e mais números

No início do ano, minha empresa trabalhou com a equipe executiva de uma grande provedora de saúde para reimaginar a forma como ela contava sua história para um público novo.

O CEO dessa organização era o cara dos números – e com razão. Os números claramente provavam que a empresa era a escolha certa para os pacientes, prestadores de serviço e para o sistema de saúde no geral.

Ele entendeu qual era o valor desse conjunto de dados e viu como isso poderia persuadir seu público. Ele tinha uma equipe de pesquisa dedicada a coletar dados e preparar materiais novos antes de qualquer reunião com um possível parceiro.

Porém, seu conjunto de slides – cheios de gráficos e tabelas – não estavam funcionando. Eles não conseguiam mostrar a história dos dados de forma que o público entendesse com facilidade e instantaneamente. A equipe de pesquisa estava exausta de recriar os mesmos tipos de slides ineficazes.

Sem edições, gráficos são oportunidades perdidas

Os slides originais do CEO parecem bons, mas é tanta informação que acaba sobrecarregando. Sem direção, quem está visualizando a informação não sabe onde deve focar.

À primeira vista, esses gráficos não são terríveis. A maioria dos softwares de apresentação atuais faz gráficos claros e simples. O que o software não faz automaticamente é editar esses gráficos corretamente.

Eis o problema: quando nos deparamos com um slide que apresenta muitas informações novas, nossos cérebros avaliam instantaneamente quanto esforço teremos que fazer para entendê-lo. O slide contém muitas informações ou parece difícil de processar? Se esse for o caso, nós perdemos o foco. Isso se deve à carga cognitiva percebida ou à quantidade de esforço mental que acreditamos ser necessária para aprendermos informações novas.

Ao utilizar edições visuais específicas visuais em tabelas e gráficos, você oferece aos membros do público insights que eles podem entender imediatamente – e isso não tem preço. Essas edições visuais direcionam o olhar para o ponto exato em vez de fazê-lo buscar uma informação, amplificando um único dado ou ilustrando as relações entre vários dados.

Adições simples e sutis diminuem a carga cognitiva do público. Ao direcionar a audiência aos principais insights, você os convida a adentrar a história que seus dados podem contar.

Edições visuais priorizam o que é importante

Você não precisa ser um designer profissional ou um gênio da visualização de dados para dominar a mágica de realçar insights. Em vez disso, você só precisa acrescentar elementos visuais simples, como uma camada suplementar – uma sobreposição em um gráfico físico – para explicar os detalhes mais pertinentes de maneira elegante.

Vou falar das minhas edições favoritas. Primeiro, você precisa garantir que escolheu o gráfico certo. Aqueles complexos são bons para explorar dados, mas os gráficos clássicos (isto é, um gráfico de barras, de linhas ou de pizza) são melhores para comunicar dados.

Em segundo lugar, para decidir a melhor maneira de editar seu gráfico, você precisará identificar o insight principal que deseja que seu público compreenda instantaneamente. Aqui estão cinco estratégias específicas que você pode usar:

Destaque os dados

Uma maneira de amplificar os dados ou chamar a atenção para uma única parte dos dados é realçando essa seção específica. Um jeito fácil é colocar esses dados numa cor contrastante.

No exemplo abaixo (que deixamos anônimo para proteger dados do cliente), a cor azul é usada para dar ênfase. O ideal é manter outros elementos em tons neutros para que eles se misturem com o fundo. Com apenas uma cor, você consegue atrair o olhar para um ponto do slide instantaneamente.

Amplifique os dados

Se você quiser ter certeza de que um número específico não será ignorado, deixe-o enorme. Use um elemento gráfico, como uma bolha ou balão grande, para marcar seus dados mais importantes. Isso irá garantir que quem está vendo não passará batido pela informação que você quer enfatizar.

Em outros momentos, talvez você queira que a pessoa conecte vários pontos diferentes. Nesses casos, edições visuais que desenham essa linha de raciocínio farão com que o público entenda a história que os dados estão contando de forma mais fácil.

Delimite os dados

Ao colocar um tipo de colchete delimitando uma informação no seu gráfico, você conecta visualmente dois ou dados; em seguida, você pode somá-los, subtrai-los para calcular a diferença ou fazer uma média. Em um gráfico de pizza, esse colchete pode ser usado para juntar pedaços. Assim como acontece com os dados amplificados, o objetivo é deixar claro o raciocínio indicado ali, fazendo o esforço cognitivo para seu público.

Delineie os dados

Sobrepor um benchmark ou inserir uma linha que indique qual a meta a ser alcançada pode chamar a atenção para onde os dados mostram um desempenho inferior e superior. Você pode adicionar detalhes numéricos para mostrar precisamente quanto acima ou abaixo da meta cada ponto de dados está. As linhas também podem mostrar a porcentagem acima da meta ou o quanto falta para bater a meta. 

Exiba os dados

Alguns dados têm subcategorias importantes. Para elaborar uma divisão mais profunda num determinado ponto de dados, exiba seus detalhes em um gráfico secundário ligado ao original. Nesse gráfico novo, você pode destacar as subunidades principais em cores diferentes.

Clareza comunica o que é importante

Quando se trata de compartilhar informações importantes sobre dados, o que você vê é o que entende. A maneira visual mais simples de garantir que o público não perca o que você está tentando transmitir é fazer edições claras nos seus gráficos e tabelas.

Esforçar-se um pouco mais para tornar os insights de seus dados fáceis de consumir – adicionando cor, contas ou balões com dados adicionais – demonstra empatia com seu público. Essa é uma das muitas maneiras de usar seus dados para contar uma história. Se seus dados forem mais fáceis de acompanhar, seu público não se irá se perder nem ficar entediado e verá o significado de seus gráficos com mais clareza.

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Autoria

Nancy Duarte

Nancy Duarte (@nancyduarte) é CEO da Duarte Inc., empresa de comunicações no Vale do Silício e Nova York. É autora de DataStory: Explain Data and Inspire Action Through Story (Ideapress Publishing, 2019).

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