fb

Inovação

4 min de leitura

Economia circular no Brasil e tecnologias da indústria 4.0

Empresas apostam na circularidade para ir além da sustentabilidade e aplicar tecnologias disruptivas na criação de modelos de negócio regenerativos

Angela Miguel

13 de Agosto

Compartilhar:
Artigo Economia circular no Brasil e tecnologias da indústria 4.0

Ser sustentável não é mais suficiente para negócios que desejam criar impactos profundos na sociedade e no planeta. Segundo uma pesquisa realizada em 2019, nos Estados Unidos, quase 80% dos consumidores do país preferem investir em marcas tidas como regenerativas a marcas sustentáveis.

O estudo realizado pela ReGenFriends, plataforma global que promove práticas regenerativas de negócios, apontou que os norte-americanos entendem ainda o termo “sustentável” como uma característica passiva das empresas – a sociedade, portanto, espera mais das organizações em questões de ação. Mas como as companhias podem elevar o patamar de produção sustentável à produção regeneradora? A resposta está na circularidade.

Baseada na retroalimentação, a economia circular incentiva a redução do descarte de poluentes e outros produtos na camada terrestre por meio da geração de novas aplicações como, por exemplo, plásticos que lotam oceanos e rios pelo País que são transformados em matéria-prima para o desenvolvimento de um diferente tipo de asfalto.

Negócios circulares no Brasil

Esse não é um conceito estranho aos brasileiros. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), mais de três quartos das indústrias nacionais (76,4%) já adotam práticas de circularidade, ainda que elas não saibam – na época do levantamento da CNI, em 2019, 70% dos participantes disseram que o conceito de economia circular era desconhecido.

O estudo mostrou também que 73% dos empresários consultados acreditam que deve haver cooperação e responsabilidade compartilhada entre governo, empreendedores e consumidores; outros 60% entendem que a circularidade pode gerar empregos.

Práticas sustentáveis como a reciclagem de materiais e a logística reversa são consideradas os primeiros passos para que as empresas brasileiras explorem todo o potencial da economia circular. De acordo com 72,4% dos empresários entrevistados, a economia circular funciona também como uma estratégia de fidelização de clientes.

vantagens vistas pelos empresários na adoção de práticas da economia circular Fonte: Confederação Nacional das Indústrias

Ainda segundo a CNI, 43,7% daqueles negócios que adotaram práticas de circularidade o fizeram devido à busca por maior eficiência operacional. Na sequência, outros 22,6% tiveram como razão a criação de oportunidades. Porém, entre os motivos listados, a redução de custos ainda é o mais apontado por 75,9% dos entrevistados. O estudo da CNI demonstra que a indústria brasileira atua da seguinte maneira:

  • Otimização de processos: 56,5%
  • Insumos circulares: 37,1%
  • Recuperação de recursos: 24,1%
  • Extensão da vida do produto: 22,9%
  • Produto como serviço: 20%
  • Virtualização: 16,5%
  • Compartilhamento: 15,9%
  • Não desenvolvem atividades de economia circular: 17,1%

Tecnologias da indústria 4.0

No entanto, iniciativas bem-sucedidas nesse campo dependem de modelos de negócios com abordagens inovadoras. Só assim será possível transformar ou substituir os modelos existentes e construir oportunidades valiosas para todos os atores da cadeia.

Segundo a Accenture, em seu estudo Como estimular a economia circular, modelos de negócio circulares podem ser entendidos de cinco formas – entradas circulares, produtos como serviço, extensão de uso do produto, recuperação de recursos e plataformas de compartilhamento –, exemplificados no diagrama abaixo:

gráfico accenture modelo de negócio circular Fonte: Accenture

Para que modelos circulares como esses sejam implementados, tecnologias da indústria 4.0 são determinantes por sua concepção disruptiva. Categorizadas em três modelos, digital, físico e biológico, 27 tecnologias foram identificadas para que organizações possam aplicá-las em suas transformações.

No caso do modelo digital, estão sob o guarda-chuva tecnologias baseadas em ciências da computação, eletrônica e comunicação, isto é, tecnologias que se apoiam em informação e conectividade. É o caso de: inteligência artificial, internet das coisas (IoT), machine learning, cloud/edge, sistemas de visão, blockchain, big data analytics, comunicação M2M, dispositivos mobile, âncora digital e digital twin.

O blockchain, por exemplo, tem auxiliado organizações no rastreio e codificação de embalagens plásticas. A partir de uma espécie de passaporte digital, as empresas conseguem acompanhar a trajetória do produto por toda a cadeia de suprimentos. Já a IoT possibilita que negócios monitorem e estendam a vida útil de produtos a partir de manutenções remotas, atualizações e soluções baseadas em serviços.

O modelo físico apropria-se de tecnologias baseadas em propriedades básicas de materiais, energia, forças da natureza e suas interações, como robótica, nanotecnologia, impressão 3D, armazenamento e captação de energia, marcadores físicos, captura de carbono, AR/VR, spectometria e ciência dos materiais. Por fim, o modelo biológico, ainda muito dependente de intensos investimentos em P&D, baseia-se em tecnologias como bioenergia, materiais biológicos, engenharia genética, engenharia celular, marcação de DNA e hidroponia e aeroponia.

8 passos para estimular a circularidade

De acordo com o estudo Como estimular a economia circular, da Accenture, há oito passos que as empresas devem tomar na aplicação de práticas regenerativas e/ou circulares:

1. Reavaliar o portfólio de produtos para mudanças nos padrões de demanda e considerar oportunidades e riscos associados às estratégias de negócios.

2. Calibrar o foco de investimentos de capital, aumentando investimentos em produtos incluídos na circularidade. Desenvolver estratégias de redução/saída de longo prazo.

3. Desenvolver sistematicamente capacidades circulares em toda a empresa.

4. Reorganizar seu negócio – organizações estabelecidas que apostam em sólidos modelos de negócios lineares têm dificuldade para modificar suas operações para abordagens mais circulares.

5. Capturar oportunidades de compromissos voluntários feitos por companhias e indústrias.

6. Testar e redefinir modelos de negócios existentes.

7. Construir confiança com consumidores com estratégias de comunicação.

8. Elaborar estratégias de mensuração e comunicação de impactos positivos gerados pelas iniciativas circulares.

O Fórum: Pensamento Digital é uma coprodução de MIT Sloan Review Brasil e Accenture.

Compartilhar:

Autoria

Angela Miguel

Angela Miguel é editora de conteúdos customizados na Qura Editora para as revistas MIT Sloan Management Review Brasil e HSM Management.

Artigos relacionados

Imagem de capa A transformação digital de companhias fabris deve ser feita em etapasAssinante

Inovação

29 Fevereiro | 2024

A transformação digital de companhias fabris deve ser feita em etapas

Levar empresas industriais à era digital pode ser uma tarefa árdua – dificultada, muitas vezes, pelo uso de indicadores errados para avaliar o processo. Pesquisa revela que obtêm sucesso as organizações que fazem a transformação digital em três etapas, cada uma com métricas próprias. Conheça o método e veja como aplicá-lo

Nitin Joglecar, Geoffrey Parker e Jagjit Singh Srai
Imagem de capa Digital aproxima serviços de saúde do formato varejistaAssinante

Inovação

31 Janeiro | 2024

Digital aproxima serviços de saúde do formato varejista

Com os avanços da tecnologia e a chegada de pesos-pesados do varejo ao ramo, que as clínicas de varejo vêm despontando para ajudar a deixar o setor de saúde mais dinâmico, integrado, digital e responsivo. Conheça as principais iniciativas, lá fora e no Brasil

Norberto Tomasini
Imagem de capa A IA também polui – e a hora de lidar com isso é agoraAssinante

ESG

31 Janeiro | 2024

A IA também polui – e a hora de lidar com isso é agora

Se nada for feito, a inteligência artificial pode se tornar uma das maiores emissoras de carbono da economia global. Mas com boas práticas, estratégias eficientes, conscientização e, claro, maior uso de fontes renováveis de energia, esse quadro pode ser revertido. Veja como agir

Niklas Sundberg
Imagem de capa Comunidades de inovação em saúde: potencializando o efeito de rede

Inovação científica

17 Janeiro | 2024

Comunidades de inovação em saúde: potencializando o efeito de rede

Ecossistemas de inovação dependem de trocas de experiências, colaboração, conectividade e diversidade de talentos para prosperar | por Gustavo Meirelles e Lucas Zarconi

Gustavo Meirelles e Lucas Zarconi

4 min de leitura

Imagem de capa Espiral 5E: inteligência natural para a resolução de problemas complexos

Inovação

23 Novembro | 2023

Espiral 5E: inteligência natural para a resolução de problemas complexos

O processo de transformação contínua da natureza de explorar, visualizar, capacitar, executar e avaliar, tende a ser interrompido no mundo acelerado da atualidade. Mas é fundamental olhar para os outros E’s na espiral, especificamente explorar e visualizar

Katsuren Machado

4 min de leitura