fb

Liderança

4 min de leitura

Fofoca no ambiente de trabalho e a solução do líder

Como você líder pode lidar com os estragos culturais que a Fofoca Interna pode fazer em sua empresa

Colunista Augusto Dias Carneiro

Augusto Dias Carneiro

17 de Dezembro

Compartilhar:
Artigo Fofoca no ambiente de trabalho e a solução do líder

Imagine a seguinte situação: você é uma líder democrática, que escuta todos os pontos de vista e incentiva as pessoas a pensar fora da caixa, bem como a discussão – muitas vezes acalorada – sobre as principais encruzilhadas estratégicas e táticas da sua empresa. Já leu, e compartilhou, os artigos de Danny Kahnemann sobre viés (em particular o viés da confirmação) e, por isso, incentiva todos os dissidentes que você enxerga a terem voz e vez.

Imagine também que, neste momento, existe uma proposta sobre a mesa que promete forte impacto para o futuro da empresa. Essa proposta é oriunda de muita discussão interna, e possivelmente envolveu acionistas e conselho de administração. Vários colaboradores, e você também, se referem a ela com entusiasmo. E, num clima de “estamos quase lá”, você quer partir para a execução assim que possível.

Mas eis que a Rádio Corredor inicia transmissões “em edição extraordinária” com a intenção de torpedear a proposta.

Sua primeira reação, claro, será de surpresa, pois ninguém se havia expressado assim quando teve a chance de fazê-lo. E alguns temas se repetem – no dialeto de rádio, isso se chama “bordão”. O que fazer?

Respostas à Rádio Corredor

Intuitivamente, você sabe que (1) não adianta lutar contra a anonimidade da Rádio Corredor e (2) é possível que as “transmissões” contenham algo válido que – apesar da sua postura facilitadora - não foi expresso durante as discussões.

Então, como uma boa líder moderna, que pratica compaixão e resiliência, você decide incorporar a fofoca na discussão. Afinal, dessa forma, você vai (1) esvaziar seu propósito destrutivo e (2) incorporar ao debate o conteúdo positivo que a fofoca por ventura possa conter.

Há bons caminhos para fazer essa incorporação. Felizmente, cada bordão sugere ele mesmo a maneira de incluí-lo no debate. Vejamos isso, ao menos para os três bordões mais comuns:

1.BORDÃO “Esta empresa nunca fez isso antes” RESPOSTA: Só porque a empresa encara um desafio que nunca encarou antes não significa que não seja capaz de lidar com ele. Como todo desafio novo é – por definição – novo, ele sempre conterá uma boa dose de desconhecido/subconhecido. As fofocas de tipo 1 mais comuns vêm da turma do “Sempre Fizemos Assim”, que apresentei em coluna anterior. (Leia sobre os elefantes aqui.)

2.BORDÃO “Esta proposta é cheia de falhas” RESPOSTA: Se uma ideia não soar absolutamente perfeita, ela – no Planeta Fofoca – automaticamente não tem valor. Isso inibe as pessoas de se expressarem, por medo de sua contribuição não ser _ (insira aqui uma ou mais das seguintes: perfeita, válida, completa, brilhante, arrasa-quarteirão, silenciadora de fofoqueiros). Existe aqui um outro perigo, tão ou mais pernicioso: a fofoca de “missão impossível” ser tão dominante que as pessoas passem a aceitar soluções subótimas (do tipo “o ótimo é inimigo do bom”).

3. BORDÃO “A avaliação de riscos é inadequada” RESPOSTA: Pois é, avaliação de riscos no momento proposta-em-discussão é uma jornada, ainda não um destino. E a grande maioria das soluções alternativas propostas pela Rádio Corredor não tem nenhuma avaliação de risco. As poucas fofocas com alguma avaliação de risco provavelmente a tomaram emprestado de um tema diferente... Isso gera uma extrema assimetria entre a fofoca e a proposta que está sendo considerada. Sua tarefa como líder, para trazer esses dissidentes de volta à discussão, é enfatizar a assimetria.

Por último, mas não menos importante, a fofoca pode nem conter um bordão válido; a Rádio Corredor esteja propagando fake news pura e simples. Afinal, repetir um argumento não significa que ele seja valido ou verdadeiro. Nesta era de fake news, aprendemos que, se você pegar um factoide e massageá-lo com uma lógica tabajara, divulgará uma conclusão errada, mas que vai engambelar muita gente.

Nos casos em que a fofoca pouco ou nada tem a ver com a discussão atual, seu papel fica um pouco mais espinhoso: você precisa identificar os focos de insatisfação dentro da sua empresa (os insatisfeitos que se manifestam por meio de fake news) e iniciar diálogo.

Responder à Rádio Corredor como um tipo de liderança moderno não é tarefa fácil, mas, para saber se o esforço vale a pena, vale lembrar que a melhor maneira de matar a cultura da sua empresa é ignorar a fofoca.

PS: Um artigo de 2018 publicado na revista da PwC proporciona uma boa discussão sobre o assunto, e minha classificação acima foi vagamente inspirada nele: Changing the conversations that kill your culture. Mas faço o alerta de que, ao menos na minha visão, esse artigo envelheceu bastante em três anos e que muitos leitores não apreciarão seu perfil “gringocêntrico”.

Compartilhar:

Colunista

Colunista Augusto Dias Carneiro

Augusto Dias Carneiro

Coach, headhunter, autor, mediador e board member, Augusto Dias Carneiro é sócio da Zaitech Consultoria. Autor de Guia de Sobrevivência na Selva Empresarial.

Artigos relacionados

Imagem de capa O CEO também precisa de feedback. Mas do jeito certo

Xtended

16 Fevereiro | 2024

O CEO também precisa de feedback. Mas do jeito certo

O ritual anual de feedback do CEO é geralmente uma perda de tempo, mas três ações corretivas podem mudar isso.

Anand Joshi

13 min de leitura

Imagem de capa Como o boom da transparência afeta a liderança

Xtended

02 Fevereiro | 2024

Como o boom da transparência afeta a liderança

Liderar em um mundo hipertransparente, onde a informação circula ainda mais rápido que a capacidade de gestão, exige abordagem adaptativa e estratégias que equilibram comunicação externa e interna e honestidade organizacional

Melissa Swift

9 min de leitura