fb

Governança

2 min de leitura

O papel da tecnologia no compliance regulatório

Em sinergia com a evolução digital e a já considerada quarta revolução industrial, acompanhamos as mudanças necessárias para uma integração sistêmica nas áreas de governança, risco e compliance (GRC). Mas quando o assunto é compliance regulatório, algumas empresas ainda encontram dificuldades. A tecnologia, porém, pode nos ajudar neste processo.

Claudinei Elias

16 de Junho

Compartilhar:
Artigo O papel da tecnologia no compliance regulatório

A evolução digital tem tornado o ambiente corporativo cada vez mais envolvido na adoção de novas tecnologias que permitem uma visão ampla e estratégica do negócio, tornando-o mais eficiente e sustentável. No ambiente de governança, risco e compliance, não é diferente. Estamos atentos às movimentações e a área tem inclusive promovido alguns avanços significativos.

Impulsionada por big data, inteligência artificial (IA) e machine learning, chegamos a uma nova fase do GRC, que reconhecemos como 4.0. Em um mundo cada vez mais conectado e ágil, essas tecnologias têm a capacidade de promover uma transformação no ecossistema em que são implantadas e garantir abrangência, velocidade e integração para uma operação. 

Nos últimos anos, o Brasil tem passado por um processo de potencialização das regulamentações que regem diversos mercados em diferentes regiões. O cenário regulatório muda em um ritmo rápido. Com isso, temos visto empresas cada vez mais desafiadas a criar um modelo de gestão inovador e robusto para questões de compliance regulatório. 

Lidar com a grande quantidade de leis e regulamentos diferentes que surgem a cada dia exige que o profissional envolvido nesse processo esteja em constante atualização. Por isso, acredito no potencial da inteligência artificial (IA), big data e machine learning como fatores de forte influência para a qualidade da gestão de GRC nas empresas nos próximos anos:

  • Com o suporte da IA, a área de compliance tem a possibilidade de acessar e revisar um grande volume de documentos com precisão e velocidade e ler dados estruturados ou não, além de auxiliar o profissional a encontrar modelos para determinados processos. 

  • Mitigar riscos em meio a uma avalanche de dados e informações é extremamente complicado. Por isso, o entendimento contínuo dos dados proporcionado pelas tecnologias de big data (como convencionamos chamar a capacidade de reunir e gerenciar um grande volume de informações) pode promover avaliações mais precisas dos riscos, com viés estatístico estruturado.

  • Complementando a lista de tecnologias que trabalham para o compliance, a implementação de processos de machine learning evita que profissionais da área tenham retrabalho ao investigar atividades suspeitas ou fraude, podendo receber alertas preventivos. Além disso podem ficar atentos a desvios potenciais de objetivos.

Postos esses aspectos, só podemos imaginar o futuro de uma gestão efetiva de compliance regulatório pensando em uma abordagem que seja conectada. Vamos explorar mais essas questões em outros artigos sobre tema. É assim que pensamos o GRC 4.0, acompanhem por aqui.

Compartilhar:

Autoria

Claudinei Elias

Claudinei Elias é CEO global da Ambipar ESG.

Artigos relacionados

Imagem de capa O papel da governança em TI na aceleração digital das empresas

Governança

13 Setembro | 2023

O papel da governança em TI na aceleração digital das empresas

A tendência é ter um alinhamento entre as governanças corporativa e de TI nas organizações

Ticiana Werneck

5 min de leitura

Imagem de capa Como analisar a governança em joint venturesAssinante

Governança

31 Dezembro | 2022

Como analisar a governança em joint ventures

Cada vez mais empresas estabelecem parcerias para atingir seus objetivos estratégicos. Mas se elas negligenciarem a governança podem pôr em risco as joint ventures e seus stakeholders

James Bamford e Geoff Walker
Imagem de capa É preciso integrar!

Governança

14 Setembro | 2022

É preciso integrar!

Entenda como e por que implementar um programa de GRC de maneira integrada para usufruir dos benefícios de uma boa gestão

Claudinei Elias

9 min de leitura

Imagem de capa “No metaverso, governança é tão importante quanto inovação”

Governança

11 Abril | 2022

“No metaverso, governança é tão importante quanto inovação”

CEO e fundador da Bravo GRC explica como a atualização de protocolos eletrônicos de segurança acelera o progresso das interfaces de realidade virtual

Rodrigo Oliveira

7 min de leitura

Imagem de capa Microsserviços: abordagem ágil aumenta produtividade e garante flexibilidade aos negócios

Business content

16 Fevereiro | 2022

Microsserviços: abordagem ágil aumenta produtividade e garante flexibilidade aos negócios

A arquitetura de microsserviços é o tipo de tecnologia invisível ao usuário final, mas que oferece várias vantagens às empresas. Saiba quais são

Juliana Coin

4 min de leitura

Imagem de capa Conselhos digitais estão mais aptos a formular estratégias ESG

Business content

15 Fevereiro | 2022

Conselhos digitais estão mais aptos a formular estratégias ESG

Ciência de dados pode ajudar conselheiros a agregar questões de ética e sustentabilidade à tomada de decisões

Paulo César Teixeira e Claudinei Elias

3 min de leitura