fb

Finanças

3 min de leitura

O papel dos CFOs na era digital

Para avançarmos no processo de transformação digital, apresento cinco princípios para que CFOs sejam líderes da agenda de digitalização dentro das organizações

Colunista Paulo Mendes

Paulo Mendes

08 de Setembro

Compartilhar:
Artigo O papel dos CFOs na era digital

A intensa e acelerada transformação digital que o mundo atravessa é um caminho sem volta. Vemos organizações dos mais variados portes e segmentos adaptando-se rapidamente a esse movimento, acompanhando a exigência também crescente de clientes e consumidores por transparência e sustentabilidade.

Muito se fala sobre ‘estratégia digital’ para impactar os negócios. Contudo, e se refletirmos um pouco além e adotarmos a ideia de ‘estratégia em uma era digital’? Afinal, a digitalização não deve ser tratada como uma atividade à parte – hoje ela está no coração dos negócios.

Para muito além de ter uma equipe dedicada exclusivamente à estratégia digital, o desafio começa quando as demais áreas não estão atreladas com a agenda da digitalização. Além disso, outros problemas surgem quando as demais áreas tentam tocar as demandas como elas sempre foram, sem abraçar a transformação digital.

Prioridades de digitalização para CFOs

Nesse cenário, como ficam os CFOs, historicamente reconhecidos como profissionais guardiões dos livros, da contabilidade e do caixa? Entendo que o novo CFO da era digital é o profissional que necessita ser um agente de transformação, aquele que toma o protagonismo da agenda digital da organização e se utiliza das tecnologias mais modernas para auxiliá-lo em sua função financeira e na definição e execução da estratégia da companhia.

Nesse mundo em transformação, os CFOs precisam liderar e participar ativamente de agendas convergentes ao digital. Na SAP, por exemplo, lidero o Comitê de Sustentabilidade, sendo parte da amostra dos 16% dos líderes de finanças à frente desse tema nas empresas, segundo levantamento feito por CIO Research e Seekment, a pedido da SAP.

Assumir novos papéis nem sempre é algo natural, por isso resumo a seguir cinco prioridades básicas que podem contribuir para que esse novo CFO possa avançar na agenda digital. Considero fundamental começarmos pelo básico, um guia que nos ajude a não irmos para a página 2 sem termos assimilado o conteúdo da página 1.

1. Esteja pronto e disposto a mudar: atualize-se, seja curioso, busque orientação e analise as tecnologias que podem oferecer retorno positivo à sua empresa e aos seus clientes. No mais, aprenda com as startups.

2. Lidere também a transformação digital: o CFO possui em mãos os dados vitais e expertise única em analisar, combinar e simular cenários. Busque o protagonismo da digitalização e impulsione os negócios de sua empresa. Em outras palavras, seja um agente da transformação.

3. De maneira ágil, tome boas decisões: a tomada de decisões deve ser baseada em dados e no timing adequado. Utilize a tecnologia a seu favor, sem desconsiderar a gestão de riscos e da mudança. O que você carrega na mochila corporativa (sua experiência) também é uma alavanca para tomar as melhores decisões.

4. Trate os dados com atenção e inteligência: um grande volume de dados, sem gerar nada de construtivo, representa apenas registros. Transforme esses dados em informação, e a informação em insights de negócio a serem aplicados nos desafios diários.

5. Atente ao fator humano: quem trabalha, compra, vende, consome e se relaciona são os seres humanos. Em meio à era da digitalização, a vida humana deve estar no centro do propósito do que fazemos. Assim, a tecnologia é apenas o meio, não o fim.

Agenda sustentável

Existe ainda uma agenda obrigatória que está intimamente ligada ao que falamos aqui, sobre o CFO e o digital: ESG. A pandemia de covid-19 evidenciou que fatores ambientais e sociais interferem diretamente na economia, e vice-versa. No mundo atual, hiperconectado, a união entre tecnologia, finanças, práticas ambientais, sociais e de governança é a alavanca para fazer o mundo funcionar melhor, e melhorar a vida das pessoas. Discutiremos isso melhor no próximo artigo. Até lá.

Gostou do artigo do Paulo Mendes? Saiba mais sobre o papel dos CFOs no processo de transformação digital assinando gratuitamente nossas newsletters e ouvindo nossos podcasts na sua plataforma de streaming favorita.

Compartilhar:

Autoria

Colunista Paulo Mendes

Paulo Mendes

É vice-presidente global de finanças e CCO da área de customer success da SAP Brasil. Com formação em administração de empresas pela EAESP/FGV, é mestre em economia pelo Insper e especialista em gestão, inovação e tecnologia pelo MIT Sloan School of Management, além de membro da diretoria executiva do IBEF-SP e conselheiro da Bluefields Aceleradora. Foi eleito pelos pares como “top 20 CFO – Anuário Análise” em 2018, 2019 e 2020.

Artigos relacionados

Imagem de capa A importância dos relatórios ESG vai aumentar – e muito

Sustentabilidade

15 Março | 2024

A importância dos relatórios ESG vai aumentar – e muito

Impactos das novas diretrizes de relatórios da UE ultrapassarão as fronteiras da Europa, exigindo que empresas relatem sobre impactos materiais

Brian Tomlinson e Lucy Godshall

9 min de leitura

Imagem de capa Como a experiência do cliente dita o rumo das organizações financeiras

Business content

17 Fevereiro | 2022

Como a experiência do cliente dita o rumo das organizações financeiras

Autoatendimento digital, APIs e processamento de dados fazem toda diferença na hora de planejar uma melhor experiência do consumidor

Leonardo Pujol

4 min de leitura

Imagem de capa Há um jeito melhor de conseguir dinheiro para novos projetosAssinante

Finanças

13 Fevereiro | 2022

Há um jeito melhor de conseguir dinheiro para novos projetos

Para tomar decisões mais eficazes na hora de destinar a verba de inovação, a empresa precisa minimizar vieses e envolver mais gente

Thorsten Grohsjean, Linus Dahlander, Ammon Salter e Paola Criscuolo
Imagem de capa Como os fundos quant estão alterando a forma de investir?

Finanças

12 Janeiro | 2022

Como os fundos quant estão alterando a forma de investir?

Podemos resumir os fundos quantitativos como algoritmos que tomam decisões de investimentos, mas esse conceito reduz e muito um modelo complexo de estratégias e análises que é e será cada vez mais determinante no futuro do mercado de ações

Marcelo Botelho da Costa Moraes

6 min de leitura

Imagem de capa Origin: do aporte milionário à rota de expansão global

Finanças

29 Dezembro | 2021

Origin: do aporte milionário à rota de expansão global

Em entrevista, João de Paula, um dos fundadores da startup americana, explica como a Origin pretende aplicar o mais recente aporte série B e fala sobre os desafios de oferecer um serviço de saúde financeira, cada vez mais global, num período de incertezas em todo o mundo

Luis Gabatelli

6 min de leitura

Imagem de capa O papel dos CFOs na era digital

Finanças

08 Setembro | 2021

O papel dos CFOs na era digital

Para avançarmos no processo de transformação digital, apresento cinco princípios para que CFOs sejam líderes da agenda de digitalização dentro das organizações

Paulo Mendes

3 min de leitura