fb

Inovação

4 min de leitura

Streaming: a guerra por audiência ganha novo protagonista

Conheça a Wolo TV, a primeira plataforma de streaming de empreendedores do Brasil com conteúdo focado na população negra

Colunista Nina Silva

Nina Silva

13 de Janeiro

Compartilhar:
Artigo Streaming: a guerra por audiência ganha novo protagonista

Em 2020, ficamos muito mais conectados e interativos. A pandemia nos isolou mas não restringiu nossa comunicação. Pelo contrário: nunca se viu tanta circulação de dados quanto nos últimos meses. Vimos uma expansão diferente inclusive no campo do entretenimento, pois os serviços de streaming de vídeo cresceram e se consolidaram representando hoje a segunda maior audiência do mercado de entretenimento brasileiro. Mas a que o brasileiro quer assistir? Como o que ele quer interagir?

As gigantes Netflix, Amazon Prime Video e outros acumularam, nos primeiros três meses da quarentena, 15% de market share e uma média de sete pontos no Ibope, um total que só é superado pelos números da Globo, com 15 pontos e 32,6% de participação no mercado – todas as outras emissoras estão em posição inferior no ranking. Pesquisa realizada pela divisão de Mídia da Nielsen Brasil em parceria com a Toluna, com foco em hábitos e tendências do consumo digital, revela que 42,8% dos brasileiros entrevistados assistem a conteúdos de streaming todos dias, enquanto outros 43,9% têm essa prática ao menos uma vez por semana.

Essa troca interativa auxilia os players a sugerir matches de programação com o usuário, a partir das principais buscas, conseguindo assim seu maior engajamento. Isso estimula ainda mais o consumo, que está pautado em entregas de valor ao cliente. O boom do streaming não tem a ver apenas com o fato de as novelas serem reprisadas ou com a ausência dos jogos de futebol do primeiro semestre de 2020; a trajetória de crescimento exponencial se dá porque os indivíduos sentem necessidade crescente de ter tecnologias de fácil acesso, com mobilidade e flexibilidade de linha editorial. De programas ao vivo a longas séries sobre jornadas de ficção científica, percebe-se uma conexão entre interesses, objetivos e consumo em redes. O cliente, além de se identificar. quer se ver representado no discurso e na ação e é por isso que o streaming ameaça a audiência das grandes TVs, por ser uma via de mão dupla ou múltipla.

Tudo isso faz com que, mesmo com a expectativa da vacina e um possível retorno gradativo das atividades e relações presenciais, os serviços de streaming ainda possuam espaço para crescimento. Se antes da pandemia da Covid-19, que impôs o isolamento social, o Brasil já figurava entre os dez maiores mercados consumidores desses conteúdos no mundo, agora, com as restrições, os números do levantamento da Nielsen Brasil deixam ainda mais evidente que é um segmento em expansão no País.

“Netflix” com a cara do Brasil

Observando essa oportunidade e entendendo o potencial de inovação em conteúdos e formatos focados no consumidor, foi lançado no último Natal (25/12/2020) o serviço de streaming Wolo TV, a primeira plataforma de streaming com conteúdo focado na população negra. Assuntos como cultura urbana, diversidade de regiões e de narrativas fazem parte de seu conteúdo exclusivo.

A plataforma nasce representando 119 milhões de pessoas no Brasil, como se vê no lançamento da série de comédia "A Casa da Vó", produzida pela empresa. A série é estrelada pela cantora e atriz Margareth Menezes junto com os atores e influenciadores digitais Dum Ice, Johnny Kleiin, Jessica Cores, Dj Pelé, Sol Menezzes, Kiara Felippe, Jacy Lima Cadu Libonati, Diego Becker e conta também com a participação especial do rapper Rincon Sapiência. O que mostra a estratégia de trazer artistas representativos para a população negra, além de talentosos e populares.

A Wolo TV tem como objetivo ser uma plataforma de streaming com a cara do Brasil. O país tem a maior população negra fora da África, entretanto, a comunidade negra ainda é sub-representada pela mídia brasileira. É o que lembra Leandro Lemos, CTO da Wolo TV: "A população negra consome em média R$ 1,9 trilhão por ano, mas ainda não vemos séries de TV que mostram famílias negras em posição de sucesso. É por isso que decidimos desenvolver um conteúdo audiovisual inovador e de alta qualidade que nos represente como como população negra", ressalta. "No Brasil, um jovem negro é morto pela polícia a cada 23 minutos. Isso é real. O mundo não sabe disso. Para mudar essa realidade, precisamos mudar a política e a mídia. Estamos trabalhando com a Wolo TV para usar a tecnologia e a mídia para mudar como pessoas negras são representados por aqui", afirma Licinio Januário, ator e diretor que assina a série e ainda ocupa a cadeira de COO na Wolo TV.

O primeiro episódio está disponível gratuitamente e os quatro seguintes são liberados mediante pagamento único a preço popular. Para assistir a série, os usuários precisarão acessar o site da Wolo.TV , no celular, tablet ou computador.

Outras séries e filmes originais da Wolo TV já estão em produção. Conteúdos próprios, vividos, narrados e realizados por quem conhece o seu público por fazer parte dele. A Wolo TV é um exemplo de que o streaming no Brasil tem tudo para assumir a dianteira na guerra por nossa audiência frente ao formato tradicional das grandes emissoras de TV.

2021 é o momento de pegar a pipoca e assistir essa jornada, que comecem os jogos!

Compartilhar:

Autoria

Colunista Nina Silva

Nina Silva

É executiva de TI há mais de 17 anos, uma das 100 pessoas afrodescendentes com menos de 40 anos mais influentes do mundo e sócia-fundadora do Movimento Black Money.

Artigos relacionados

Imagem de capa A transformação digital de companhias fabris deve ser feita em etapasAssinante

Inovação

29 Fevereiro | 2024

A transformação digital de companhias fabris deve ser feita em etapas

Levar empresas industriais à era digital pode ser uma tarefa árdua – dificultada, muitas vezes, pelo uso de indicadores errados para avaliar o processo. Pesquisa revela que obtêm sucesso as organizações que fazem a transformação digital em três etapas, cada uma com métricas próprias. Conheça o método e veja como aplicá-lo

Nitin Joglecar, Geoffrey Parker e Jagjit Singh Srai
Imagem de capa Digital aproxima serviços de saúde do formato varejistaAssinante

Inovação

31 Janeiro | 2024

Digital aproxima serviços de saúde do formato varejista

Com os avanços da tecnologia e a chegada de pesos-pesados do varejo ao ramo, que as clínicas de varejo vêm despontando para ajudar a deixar o setor de saúde mais dinâmico, integrado, digital e responsivo. Conheça as principais iniciativas, lá fora e no Brasil

Norberto Tomasini
Imagem de capa A IA também polui – e a hora de lidar com isso é agoraAssinante

ESG

31 Janeiro | 2024

A IA também polui – e a hora de lidar com isso é agora

Se nada for feito, a inteligência artificial pode se tornar uma das maiores emissoras de carbono da economia global. Mas com boas práticas, estratégias eficientes, conscientização e, claro, maior uso de fontes renováveis de energia, esse quadro pode ser revertido. Veja como agir

Niklas Sundberg
Imagem de capa Comunidades de inovação em saúde: potencializando o efeito de rede

Inovação científica

17 Janeiro | 2024

Comunidades de inovação em saúde: potencializando o efeito de rede

Ecossistemas de inovação dependem de trocas de experiências, colaboração, conectividade e diversidade de talentos para prosperar | por Gustavo Meirelles e Lucas Zarconi

Gustavo Meirelles e Lucas Zarconi

4 min de leitura

Imagem de capa Espiral 5E: inteligência natural para a resolução de problemas complexos

Inovação

23 Novembro | 2023

Espiral 5E: inteligência natural para a resolução de problemas complexos

O processo de transformação contínua da natureza de explorar, visualizar, capacitar, executar e avaliar, tende a ser interrompido no mundo acelerado da atualidade. Mas é fundamental olhar para os outros E’s na espiral, especificamente explorar e visualizar

Katsuren Machado

4 min de leitura