fb

Tecnologia e inovação

3 min de leitura

Sucesso da adoção de inteligência artificial depende de mudanças organizacionais

Líderes globais aumentam investimentos em IA e reconhecem necessidade de mais colaboração e mudanças em papéis de CEOs e CIOs para o sucesso das estratégias.

Equipe de conteúdo SAS

09 de Junho

Compartilhar:
Artigo Sucesso da adoção de inteligência artificial depende de mudanças organizacionais

É fato que a inteligência artificial (IA) pode promover verdadeiras transformações em organizações de todas as indústrias, tornando-as mais inovadoras e produtivas. Grande parte dos líderes entendem esse potencial. Ao mesmo tempo, porém, eles concordam que a implementação da IA promoverá importantes mudanças organizacionais e administrativas.

Boa parte das empresas já investem nesse tipo de tecnologia. Uma recente pesquisa realizada pela MIT em conjunto com o SAS aponta que mais de 65% das organizações aumentaram seus investimentos em soluções de IA no último ano. Por outro lado, o levantamento, que ouviu cerca de 2.200 líderes de negócios e gerentes e especialistas de mercado em todo o mundo, indica que maioria deles acredita que a IA exigirá mais mudanças organizacionais do que outras tecnologias emergentes. 

Segundo a análise, a implementação da IA está criando desafios e novos papéis para CEOs, CIOs e profissionais de TI. Peter Guerra, cientista de dados da Accenture na América do Norte, alerta que os líderes devem enxergar a inteligência artificial como mais do que simplesmente uma tecnologia em alta, capaz de trazer rápidos retornos sobre investimentos. Em vez disso, diz o especialista, eles devem estudar a direção que seus negócios estão seguindo e como a IA pode ajudar a solucionar problemas nesse caminho. "Ela deveria ser algo que direciona todas as suas ações. O foco não pode ser 'Vou adotar inteligência artificial’, e sim 'Vou otimizar minha cadeia de suprimentos e, para isso, vou fortalecer minha estratégia de IA'", explica Guerra.

Outra questão a ser levada em conta é que o sucesso da implementação não tem relação apenas com decisões top-down. Para os especialistas, os melhores resultados são fruto de um equilíbrio entre o entusiasmo e as demandas identificados na base e o suporte que a liderança dá a eles. A adoção de inteligência artificial nunca é bem-sucedida quando ela é conduzida de cima para baixo. Assim como também não funciona se for apenas algo da base para cima. "É necessário o equilíbrio”. Do contrário, conforme avalia Guerra, não se estabelecem prioridades e o resultado é o caos.

A expectativa de que a inteligência artificial exige compromisso com mudanças organizacionais é reforçada pelos CEOs, CIOs e especialistas ouvidos pelo estudo do MIT e do SAS. De acordo com a pesquisa, 63% dos entrevistados acreditam que a IA promoverá mais mudanças organizacionais do que qualquer outra tecnologia emergente. 

Confira a imagem abaixo:

Fonte: Estudo MIT_howAIleadschange

Entre os CIOs que estão adotando IA em grande escala, 80% esperam que a tecnologia promova mudanças organizacionais significativas ou drásticas. A computação em nuvem surge como a segunda maior promotora de mudanças, citada por 59% deles, e é tida como um grande habilitador na adoção da IA.

Uma organização mais conectada

Ainda que praticamente todos os entrevistados tenham afirmado que o sucesso das estratégias de IA passa necessariamente por uma maior colaboração entre cientistas de dados e as áreas de negócios, existem diferentes filosofias e abordagens na maneira como cada companhia está se organizando para adotar a tecnologia e habilitando a colaboração.

Segundo o estudo, 66% dos entrevistados esperam ver mais equipes multidisciplinares, enquanto 75% imaginam que haverá mais colaboração entre times com diferentes funções.

Compartilhar:

Autoria

Equipe de conteúdo SAS

Artigos relacionados

Imagem de capa Aceite as limitações dos LLMsAssinante

Tecnologia e inovação

19 Dezembro | 2023

Aceite as limitações dos LLMs

Superestimar a capacidade dos grandes modelos de linguagem, como o ChatGPT, pode levar a resultados pouco confiáveis. Para lidar melhor com eles, é importante entender primeiro como funcionam

Mikhail Burtsev, Martin Reeves e Adam Job
Imagem de capa Open source contra os hackers da IA generativaAssinante

Tecnologia e inovação

19 Dezembro | 2023

Open source contra os hackers da IA generativa

A contratação de serviços de inteligência artificial pode expor seus dados e deixar sua empresa nas mãos das big techs. Mas existem alternativas. Estamos vivendo o início de uma fase semelhante à que deu origem ao Linux nos anos 1990, quando desenvolvedores do mundo todo se dedicaram a enfrentar os desafios da nova tecnologia com soluções de código aberto, disponíveis para todos – e veja cinco modos de administrar os respectivos

Aron Culotta e Nicholas Mattei
Imagem de capa Como aplicar IA generativa na inovação corporativaAssinante

Tecnologia e inovação

17 Dezembro | 2023

Como aplicar IA generativa na inovação corporativa

A nova tecnologia pode trazer eficiência e criatividade para a inovação em grandes empresas. Uma pesquisa recente mostra a realidade brasileira, os estágios de adoção em diversos setores, as oportunidades no horizonte e as barreiras de adoção

Maximiliano Carlomagno e Felipe Scherer
Imagem de capa Gestão pública 4.0: tecnologia para atender as demandas dos cidadãos

Tecnologia e inovação

15 Novembro | 2023

Gestão pública 4.0: tecnologia para atender as demandas dos cidadãos

A transformação digital pode ajudar na revolução da gestão municipal, melhorando a eficiência das instituições e fortalecendo a participação cidadã e a prestação de serviços mais ágeis, a partir dos aplicativos governamentais multiplataformas

Ana Debiazi e Aryana Valcanaia

2 min de leitura