fb

Marketing e vendas

3 min de leitura

Um mapa para a nova era das navegações

O colunista da MIT Sloan Review Brasil comenta seu novo livro, “Startups: Nos Mares dos Dragões”, um mapa para que startups se desenvolvam

20 de Setembro

Compartilhar:
Artigo Um mapa para a nova era das navegações

Navegar por águas desconhecidas, encontrando novas rotas, é uma prática comum para quem busca o novo. Para marcar os trechos dos mapas que ainda não haviam sido explorados ou para apontar possíveis perigos durante a navegação, os antigos cartógrafos, indicavam que “ali havia dragões”. O universo das startups, em que empreendedores de todo tipo buscam diariamente a inovação, confrontam riscos e o desconhecido, trilhando um novo caminho repleto de incertezas, é similar ao desafio de desbravar grandes mares.

A partir de conquistas e falhas, o mundo ia sendo descoberto e o mapa que o ilustrava ia ganhando novos traços. Esse aprendizado, seja ele através de experiências boas ou ruins, permitiu que os navegantes vindos depois pudessem ir mais longe, ampliando fronteiras e as conquistas da humanidade. Por isso, aproveito essa coluna para anunciar pela primeira vez o meu novo livro, _Startups: Nos Mares dos Dragõe_s. Ele é um compilado de aprendizagem do que 20 executivos aprenderam em suas próprias navegações e estudos para o além-mar.

Explorando o desconhecido

De uma forma geral, o senso comum enxerga a atividade empreendedora muito mais como algo que acontece de maneira  apenas intuitiva e não estruturada do que como uma ação disciplinada, composta por processos e métodos. O que realmente traz resultado não é exclusivamente o esforço ou uma boa ideia, mas a coordenação entre esforço, boa ideia e resolução de um problema real. Algo pelo qual as pessoas estejam dispostas a pagar para ter e usar. 

É fundamental que a inovação e todo ecossistema empreendedor sejam vistos de forma estruturada e que essa composição gere os resultados necessários, tanto no que diz respeito à construção do produto, quanto às demais atividades fundamentais de uma empresa. Vender, comunicar, ouvir os clientes e entregar são preocupações que devem existir mesmo antes da decisão de iniciar a jornada. Todo o processo de produção precisa estar coordenado ao pensamento, às ideias, concepção e paixão empreendedora. 

Nova era das navegações

Em meio às incertezas naturais das ações empreendedoras, o cenário brasileiro impele a prática, ora por necessidade, ora por vocação. Atualmente, estão registrados no país mais de 12 mil empreendimentos, de acordo com dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). 

O número, 207% maior do que nos últimos quatro anos, mostra o crescimento das startups nacionais. Por um lado, a  diminuição da taxa de juros deve estimular o investimento de risco. Por outro, o aumento do número de vagas de emprego deve ajudar a diminuir a quantidade de empreendedores por necessidade. O cenário vai ajudar a amadurecer ainda mais o movimento empreendedor estrutura no Brasil. Hoje o país já possui oito startups como o status de unicórnio (denominação dada às empresas avaliadas em mais de US$ 1 bilhão). Para completar, a expectativa dos empreendedores para o futuro é positiva: 67% acham que o mercado consumidor vai melhorar (ainda mais) até 2020. 

Diante de um ambiente tão promissor, Startups: N__os Mares dos Dragões tem a pretensão de servir como mapa trazendo conceitos, modelos de negócio, estratégias, casos e lições fundamentais para que uma startup, seja ela iniciativa de uma grande empresa ou de “garagem”, se desenvolva, se posicione e tenha sucesso. Este é um livro para quem quer desbravar o inexplorado, encarar dragões e navegar por águas oportunas.

Compartilhar:

Autoria

Artigos relacionados

Imagem de capa O pensamento do design e o marketing se encontramAssinante

Marketing e vendas

29 Fevereiro | 2024

O pensamento do design e o marketing se encontram

Conheça abordagem de sete passos que busca unir marketing e design para aprofundar o conhecimento sobre os clientes, entendendo seus comportamentos, atitudes e valores, além de segmentá-los melhor e gerar mais valor para os negócios

Socorro Macedo
Imagem de capa Que tal desacelerar o processo de compra online?Assinante

Marketing e vendas

19 Dezembro | 2023

Que tal desacelerar o processo de compra online?

Muita gente faz de tudo para descomplicar a experiência digital dos clientes. Mas estudos mostram que, em vez disso, pode ser uma boa ideia apostar em deixar o processo um pouco mais lento. Sim, a desaceleração às vezes aumenta a satisfação do consumidor. Veja como

Marco Bertini, Diego Aparicio e Aylin Aydinli
Imagem de capa 5 erros que impedem o varejo de lucrar mais com trade marketing

Marketing e vendas

04 Setembro | 2023

5 erros que impedem o varejo de lucrar mais com trade marketing

Muitos varejistas ainda não atingiram um nível alto de maturidade para olhar o trade como ferramenta estratégica de crescimento na forma de colaboração com o fornecedor. O compartilhamento dos conhecimentos, cases de sucesso e técnicas desenvolvidas serão os catalisadores para o crescimento da área

Gabriel Menezes

4 min de leitura