
Liderança
10 Outubro | 2023
Derrube as práticas icônicas de sua empresa
9 min de leitura
Liderança
4 min de leitura
É fácil reconhecer executivos e executivas alfa. Quem sabe você é/trabalha com/ reporta-se a um?
Augusto Dias Carneiro
18 de Janeiro
A gente fala muito, muitas vezes com respeito e admiração, outras em tom de brincadeira, sobre um colega que ele é alfa. O termo refere-se ao perfil dos animais que dominam seus próprios grupos, e no jargão do business significa alguém confiante e orientado para a ação, que – graças a uma privilegiada visão de helicóptero - mostra o caminho para o resto de nós, e lidera o grupo para o atingimento de objetivos ambiciosos. As pessoas alfa são dinâmicas, destemidas, carismáticas e têm um histórico profissional coalhado de realizações.
Suas principais forças podem também ser fraquezas porque suas sombras longas às vezes inibem o diálogo e a colaboração. Sob pressão, alguns ignoram pessoas ao seu redor que podem ter informação relevante para o exato tema com que estão lidando naquele momento. Alguns alfa podem ter dificuldades em delegar. E quem se reporta a um às vezes fica com preguiça de pensar ou confrontar, o que acaba sobrecarregando o alfa e desperdiçando a chance de desenvolver um subordinado.
Como nas empresas seguir o líder é opcional (ao contrário das matilhas/alcateias onde se cunhou o termo), o alfa precisa criar o hábito de desenvolver seguidores e de conferir, periodicamente, quem mais está ao seu lado e na mesma página.
As empresas adoram ter uns poucos alfa a bordo! Reconhecem e premiam suas importantes realizações, e não raro fazem vista grossa para os atritos que geram com pares e subordinados.
Então, se você é um alfa, conheça suas forças e fraquezas, os eventos que podem fazer descarrilhar, e mantenha ou execute um plano de desenvolvimento pessoal que seja aperfeiçoado permanentemente. Eis aqui seis itens para considerar:
Claro que todo o acima também é pertinente se você se reporta a um alfa e/ou se tem alfa entre seus subordinados.
Este artigo é uma tradução livre do escrito pelo meu amigo e ex-sócio Mark Nevins, com a permissão dele.
Coach, Headhunter, autor, e futuro mediador e board member, Augusto Dias Carneiro é sócio da Zaitech Consultoria e escreveu “Guia de Sobrevivência na Selva Empresarial”.
Liderança
10 Outubro | 2023
9 min de leitura
Liderança
09 Outubro | 2023
7 min de leitura
Xtended
18 Abril | 2023
Liderança
29 Março | 2023
9 min de leitura
Liderança
23 Março | 2023
3 min de leitura
Liderança
21 Fevereiro | 2023
5 min de leitura