fb

Sustentabilidade

4 min de leitura

Novos compromissos para 2021

Saiba como gerar resultados e ao mesmo tempo, elevar a humanidade por meio da sua organização

Colunista Thomas Eckschmidt

Thomas Eckschmidt

20 de Dezembro

Compartilhar:
Artigo Novos compromissos para 2021

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos, publicada na revista Inc., indica que 9 em cada 10 pessoas esperam mais das empresas do que apenas gerar lucro. O que a sua empresa está fazendo para tornar o mundo mais justo, mais inclusivo, mais sustentável?

Como tenho insistido nesta coluna, a tão propalada ideia de Milton Friedman, prêmio Nobel de economia na década de 1960, até poderia ser considerada errada na perspectiva de hoje, mas ela é, de fato, apenas incompleta. Uma organização precisa realmente gerar lucro, pois, se não o faz, ela será irresponsável socialmente. Ela colocará em risco a vida de seus funcionários e famílias e também outros stakeholders do ecossistema de negócios.

O que essa pesquisa que a revista Inc. destaca é o que o Friedman deixou de fora de sua formulação: já não se aceita que uma organização gere apenas excedente de riqueza financeira (como também é conhecido o lucro). As organizações precisam gerar excedente de riqueza em múltiplas dimensões: precisam gerar valor social, valor ambiental, valor de conhecimento, valor tecnológico, valor emocional, entre outros valores. Alguns acreditam que as organizações podem gerar valores espirituais também, ajudando a seus colaboradores viverem seus propósitos de vida através da expressão máxima de seus talentos.

A IMPORTÂNCIA DA EPIFANIA DO LÍDER

Essa ideia que uma empresa deva deixar de ser uma saqueadora do sistema surgiu com um insight de Ray Anderson, CEO e Fundador da empresa Interface. Em 1994, a pedido dos funcionários da empresa que queriam iniciar um programa de sustentabilidade, Ray Anderson foi convidado para dar o ponta pé inicial ao programa. Sem saber o que fazer e sem entender o que significava uma iniciativa de sustentabilidade, ele se deparou com o livro “The Ecology of Commerce”, de Paul Hawken. que trouxe uma expressão muito impactante: A morte dos nascimentos, referindo-se à extinção de espécies.

Isso o fez perceber que sua empresa, Interface, atuava como uma saqueadora e que as organizações que operassem assim no futuro certamente teriam seus líderes encarcerados. Esse despertar levou ele e sua equipe a lançar o programa de sustentabilidade para que alcançassem uma operação carbono neutro em 2020. Eles alcançaram isso um ano antes, em 2019. Agora buscam ser regenerativos.

ASSESMENT COM O SISTEMA B

Nem todos tem esses momentos de epifania que Ray Anderson teve. Do ponto de vista da pessoa física, temos muitos tipos de “assessments” ou auto-avaliações para nos entendermos melhor e colocarmos nossos talentos a serviço do nosso proposito e da nossa realização. Do ponto de vista da pessoa jurídica, como descobrimos onde estamos? Qual a nossa situação?

A melhor alternativa disponível hoje é a avaliação do Sistema B. Uma autoavaliação de impacto para qualquer organização, confidencial, a não ser que você queira certificar a sua empresa pelo protocolo das empresas B: Empresas MELHORES para o mundo.

https://bimpactassessment.net/pt-pt/medindo-o-que-importa

Aqui você terá uma oportunidade de responder a perguntas que não se fazem no dia a dia de uma operação ou da gestão de uma empresa. Além disso, a autoavaliação do Sistema B permite mapear o seu desempenho contra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, os famosos 17 ODS da ONU.

US$ 16 TRILHÕES PERDIDOS

Um estudo realizado pelo Grupo Citibank nos Estados Unidos, demonstrou que a perda de oportunidade econômica por causa da desigualdade racial é da ordem de US$ 16 trilhões nos últimos 20 anos. Isso nos Estados Unidos, ondE a população que se declara afrodescendente é de 14%. Imagine a perda no Brasil. Então, aqui vai mais uma pergunta para você, líder: como sua organização atua para diminuir o problema da desigualdade?

PROMESSAS DE ANO-NOVO

Pense numa bucket list de 2021 para que a nossa economia não perca trilhões de reais. Uma com dez itens poderia ser assim:

  1. Olhe para os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.
  2. Revise-os com a sua equipe de liderança.
  3. Convide seus colaboradores a fazer o mesmo e identificar onde você tem impacto positivo e onde você tem impactos negativos.
  4. Compare as respostas da liderança com as respostas de sua equipe. O olhar de cima pode parecer muito diferente do olhar da base.
    1. Não é possível ter impacto positivo em todos os 17 ODS, mas é possível não ter impactos negativos naqueles que não atuamos.
  5. Tenha em mente que não pode existir a ideia da compensação. Uma multa não recupera uma floresta que não existe mais. Uma penalização não traz de volta uma espécie extinta.
  6. Como você está elevando a humanidade através de sua organização? Através do seu negócio?
  7. Pense no que pensou Ray Anderson, quando vislumbrou a possibilidade dos líderes empresariais que seguem como saqueadores do sistema terminarem suas vidas encarcerados.
  8. Afirme com convicção, para si mesmo e para todos ouvirem: a hora de agir é agora.
Compartilhar:

Autoria

Colunista Thomas Eckschmidt

Thomas Eckschmidt

Cofundador e ex-diretor geral do movimento do capitalismo consciente no Brasil, Thomas Eckschmidt é autor de Conscious Capitalism Field Guide e outros livros práticos para implementar os fundamentos de um capitalismo mais consciente. É ainda cofundador e CEO da Conscious Business Journey, uma rede de consultores com o propósito de acelerar a transformação para um ecossistema de negócios conscientes e atua como conselheiro em diversas empresas.Em seu site www.CBActivator.cc, Thomas disponibiliza um e-book sobre como ativar a consciência da sua organização. Ele encabeça o podcast Capitalista.Consciente, encontrado nos principais tocadores.

Artigos relacionados

Imagem de capa A importância dos relatórios ESG vai aumentar – e muito

Sustentabilidade

15 Março | 2024

A importância dos relatórios ESG vai aumentar – e muito

Impactos das novas diretrizes de relatórios da UE ultrapassarão as fronteiras da Europa, exigindo que empresas relatem sobre impactos materiais

Brian Tomlinson e Lucy Godshall

9 min de leitura

Imagem de capa A importância do "S" na estratégia ESG

Sustentabilidade

29 Fevereiro | 2024

A importância do "S" na estratégia ESG

Líderes têm o desafio de colocar o pilar social na ordem do dia. Nova pesquisa Latam mostra as oportunidades que começam com os próprios colaboradores

Denise Turco

5 min de leitura

Imagem de capa Como ESG e agressividade tributária influem em valuationAssinante

Sustentabilidade

19 Dezembro | 2023

Como ESG e agressividade tributária influem em valuation

Como o mercado se comporta, simultaneamente, em relação à agressividade tributária e às práticas de sustentabilidade das empresas? Uma análise de empresas listadas na B3 entre 2016 e 2021 sugere que, quanto maior a pontuação em ESG registrada pela organização, mais impostos ela recolhe. Faz parte do perfil dessas empresas evitar riscos fiscais e de reputação desnecessários. Leia o artigo campeão do Prêmio ESG - FAMA Investimentos

Jusceliany Rodrigues Leonel Correa, Valcemiro Nossa, Silvania Neris Nossa e Carlos Eduardo de Freitas
Imagem de capa Um rating ESG de gestores de ativos pode mudar tudoAssinante

Sustentabilidade

19 Dezembro | 2023

Um rating ESG de gestores de ativos pode mudar tudo

Mensurar as ações sustentáveis de uma empresa não é fácil, e isso às vezes acaba abrindo a porteira para o “greenwashing”. Mas é possível estimular que as organizações, de fato, transformem suas culturas e adotem boas práticas de ESG. Uma solução pode ser um novo índice de avaliação para gestores de ativos que leve em conta essa necessária mudança de paradigma. Leia o artigo vice-campeão do “Prêmio ESG - fama re.capital 2023”

Leonardo Augusto Dufloth
Imagem de capa A COP, as lentes e o maior dos dilemas

Sustentabilidade

01 Dezembro | 2023

A COP, as lentes e o maior dos dilemas

A prestação de contas da Conferência do Clima de Dubai, que começou ontem, vai deixar claro: as coisas estão indo mal no combate ao colapso climático e o dilema principal está longe de ter sido enfrentado. Mas acompanhar a COP pode ser útil para acelerar conscientização e mudanças

Viviane Mansi

4 min de leitura