fb

Gestão de pessoas

4 min de leitura

Percepção do tempo afeta a produtividade e o engajamento no trabalho

Conhecer as diferentes “tribos do tempo” e como reagem ao tic-tac do relógio são insumos que contribuem para a gestão de pessoas

Colunista Augusto Dias Carneiro

Augusto Dias Carneiro

14 de Março

Compartilhar:
Artigo Percepção do tempo afeta a produtividade e o engajamento no trabalho

Anos atrás, fiz parte de um grupo multinacional de 12 motociclistas que se encontrou em Trondheim, na Noruega. Rodamos 5 mil quilômetros, durante duas semanas, no verão europeu. Tínhamos dois guias austríacos – ambos excelentes motociclistas –, que lidavam com todas as questões logísticas, de meteorologia, horários de ferry-boats, alimentação e hospedagem a combustível, manutenção preventiva das motocicletas e demais questões de segurança óbvias em uma viagem como essa.

Axel era bagunçado e deixava tudo para o último momento. Klaus era o oposto, organizado e metódico. Eles discutiam o tempo todo! Mas a tensão entre eles deu muito certo e – pelo menos, para este brasileiro que vos escreve – a viagem funcionou espetacularmente bem!

Assim como meus saudosos guias, na minha equipe de trabalho, tenho outros exemplos de pessoas com percepções diversas do que é tempo e, por consequência, do que é produtividade.

Eis uma lista que desenvolvi das diferentes “tribos do tempo” (caso você conheça uma que eu não incluí, por favor, escreva nos comentários do artigo):

- Procrastinadores criativos: precisam da adrenalina de “o prazo é amanhã” para ser absolutamente brilhantes no que fazem. Tendem a apresentar contribuições espetaculares, mas podem enlouquecer seus colegas pela falta de organização e método.

- Debatedores: para eles, a fricção tem que produzir mais luz que calor. Em outras palavras: algumas pessoas dependem do debate acalorado para produzir o melhor de si. Assim como os procrastinadores criativos, enquanto os debatedores entregam ótimos resultados, o resto de nós fica alucinando ao redor.

- Impulsivos construtivos: atribuem grande valor ao “aqui e agora” e preferem lidar com suas tarefas imediatamente ou, pelo menos, ainda hoje. Por outro lado, se recusam a refletir sobre lições aprendidas em projetos recém-encerrados e, muito menos, nos que deram certo.

- Turma do “to do”: tem listinha para tudo, desde o que vão comprar no supermercado até o que vão dizer para o médico durante a consulta. Sempre entregam no prazo, mas alguns perdem a noção do todo em meio ao checklist de tarefas, o que pode acabar afetando a qualidade do que entregam. Há, ainda, o subgrupo dos que querem tanto cruzar aquele item da lista que acabam entregando o filé mal passado.

- Corujas e cotovias: enquanto as corujas estão engatando a marcha às 17h e são mais produtivas à noite, as cotovias produzem melhor pela manhã e pifam antes do almoço. Quem já não teve ambas juntas na mesma equipe?

O grande desafio é aprender a conviver com todas as “tribos do tempo” - e, eventualmente, ao mesmo tempo (com o perdão da repetição). E não para por aí. Nas empresas, prevalece um clima de “sempre ligado”, segundo o qual todos devem estar disponíveis 24/7, dando o seu melhor a qualquer momento e – pior – compartilhando da mesma percepção do que significa um “minuto”, uma “semana”, um “ano”. Em suma, é fonte segura de frustração.

Como a percepção do tempo afeta a produtividade

Enquanto os relógios mantêm o tempo objetivo, as pessoas percebem e valorizam o tempo de forma subjetiva e idiossincrática, influenciada por fatores psicológicos e ambientais.

A monotonia e o tédio podem distorcer a percepção do tempo, levando a uma sensação de que ele passa mais lentamente, o que pode levar a um desengajamento, menor atenção e mais erros no trabalho. Por outro lado, a percepção do tempo pode ser facilmente manipulada. Pequenas pausas ou mudanças de atividades podem corrigir distorções temporais, melhorar a carga cognitiva e aumentar a produtividade.

Além disso, a forma como as pessoas se veem no tempo, incluindo a orientação para o futuro, pode influenciar sua satisfação e engajamento no trabalho.

Compreender a perspectiva de tempo dos funcionários pode ser útil para a gestão de equipes, permitindo um melhor ajuste das tarefas e atividades às necessidades individuais e coletivas.

E, para encerrar, uma recomendação no melhor estilo “contra a maré”. Jenny Odell é uma artista visual, escritora e educadora conhecida por seu trabalho multidisciplinar que explora temas como a atenção plena, o desperdício de tempo, a tecnologia e a natureza. Ela ganhou destaque com o livroResista, não faça nada: a batalha pela economia da atenção, no qual examina a cultura contemporânea da produtividade e propõe uma abordagem mais consciente e reflexiva da vida cotidiana. Ela defende que o capitalismo moderno se apoderou do tempo individual das pessoas e que a forma como o gerimos é, antes de tudo, um ato político. Vale conferir opodcast em que ela fala sobre o tema (em inglês).

Compartilhar:

Colunista

Colunista Augusto Dias Carneiro

Augusto Dias Carneiro

Coach, headhunter, autor, mediador e board member, Augusto Dias Carneiro é sócio da Zaitech Consultoria. Autor de Guia de Sobrevivência na Selva Empresarial.

Artigos relacionados

Imagem de capa Cinco erros que organizações ainda cometem sobre assédio sexual

Gestão de pessoas

12 Abril | 2024

Cinco erros que organizações ainda cometem sobre assédio sexual

Até mesmo empresas bem-intencionadas continuam enfrentando desafios em seus esforços de treinamento, investigação e práticas disciplinares relacionadas ao assédio sexual, sob risco de serem responsabilizadas juridicamente e perder talentos

Caren Goldberg

11 min de leitura

Imagem de capa Cinco passos para aperfeiçoar sua marca empregadora

Gestão de pessoas

05 Abril | 2024

Cinco passos para aperfeiçoar sua marca empregadora

Para empresas acostumadas com "engajamentos de 30 segundos" no branding, o employer branding pode ser desafiador, já que envolve jornadas de recrutamentos que chegam a durar semanas ou até meses

Kimberly A. Whitler e Richard Mosley

15 min de leitura

Imagem de capa Faça dos funcionários  seus aliadosAssinante

Gestão de pessoas

29 Fevereiro | 2024

Faça dos funcionários seus aliados

Parece óbvio, mas muitos gestores esquecem que o sucesso (ou fracasso) de uma empresa depende também dos empregados. Pesquisa inédita mostra que envolvê-los em decisões estratégicas pode ser um bom negócio para todos. E, de quebra, ainda evita disputas trabalhistas desgastantes

Ayze Karaevli e Serden Özcan
Imagem de capa O CEO também precisa de feedback. Mas do jeito certo

Xtended

16 Fevereiro | 2024

O CEO também precisa de feedback. Mas do jeito certo

O ritual anual de feedback do CEO é geralmente uma perda de tempo, mas três ações corretivas podem mudar isso.

Anand Joshi

13 min de leitura